5 fatos peculiares

SOBRE A FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA

Em 1889, era proclamada a República do Brasil, acabando assim o Brasil Império. A época, no entanto, ainda desperta a curiosidade de estudiosos e curiosos.

Troca de maridos: Isabel x Leopoldina

As princesas Isabel e Leopoldina iam casar no mesmo dia. Nas vésperas da cerimônia, uma se apaixonou pelo pretendente da outra e elas decidiram trocar.

banheiros individuais

Cada membro da Família no palácio possuía seu próprio banheiro, com bacia e lavatório. Não havia água encanada - tudo era carregado através de baldes. Os monarcas tomavam banho a cada três dias.

gabinete de estudo

Para Dom Pedro II, o local preferido do Palácio era seu gabinete de estudos. Relatos da época apontam que ele passava a maior parte do tempo no cômodo - existia até uma cama no local.

higiene bucal

Era comum no Palácio Real o consumo de folhas de fumo para a proteção bucal: a folha era mascada e cuspida. Como eles não escovavam os dentes, era a melhor maneira de cuidar da saúde bucal.

linha de sucessão

O trono de Dom João VI estava destinado ao seu filho mais velho, mas ele morreu aos 6 anos de idade. Pedro, se se tornou o primeiro da linha de sucessão.

TEXTO: andré nogueira
revisão:
alana sousa
eDIÇÃO: vitor gomes