Filmes
que não foram fiéis 

a História


Entenda por que Hollywood é o pior lugar para se aprender História

O Regresso (2015)



Existiu de fato de um caçador chamado Hugh Glass que em 1823 foi atacado por um urso, deixado para morrer e retornou pelo meio do mato. Mas ele não tinha filho nenhum para ser morto por seu colega John Fitzgerald. 

O Jogo
da Imitação (2014) 

 


Alan Turing criou uma máquina para o serviço secreto britânico quebrar os códigos nazistas na Segunda Guerra. Turing, porém, não criou tudo sozinho, nem era socialmente isolado. Não havia “a” máquina, mas 200 delas. 

Gladiador (2000)


O problema maior está com o vilão: o imperador Cômodo de fato era um gladiador em lutas arranjadas e vistas como detestáveis. Mas ele não morreu lutando: foi assassinado por Narcissus, pago por uma conspiração.

Clube de Compras Dallas (2013) 


Ron Woodroof de fato foi um paciente de aids que contrabandeou remédios não aprovados para doentes desesperados por uma cura, como ele próprio. Longe do cowboy homofóbico, ele provavelmente era bissexual.

Argo (2012) 


Houve uma operação para resgatar diplomatas presos na embaixada americana do Irã que usou um filme falso de ficção científica. Mas ela foi criada e coordenada principalmente pelos canadenses, não pela CIA.

TEXTO:  Alana Sousa
 revisão:  Alana Sousa
Edição:  João PEdro Romanelli 
FOTOS:  Divulgação