Grandes nomes
da História 

que acabaram na pobreza


Conheça algumas personalidades que não foram tão aclamadas assim em vida

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)



Ganhava muito dinheiro com seu talento, e gastava na mesma medida. Acabou morrendo jovem, aos 35 anos, e sua viúva, Constanze, na época com dois filhos pequenos, quase não teve dinheiro para enterrá-lo.

Aleijadinho (1730-1814)

 


O maior artista do período colonial brasileiro, Antônio Francisco Lisboa teve um final de vida pobre e dependente de outras pessoas. O artista passou seus últimos anos quase cego e com muitas limitações motoras.

Johannes Gutenberg (1400-1468)


Se você tem jornais, revistas e livros nas mãos, é graças a Gutenberg, criador da impressão com tipos móveis. Perdeu os direitos sob sua invenção e foi à falência, sendo enterrado no fundo de uma igreja que hoje foi destruída.

Edgar Allan Poe (1809-1849)


Considerado o pai das modernas histórias de detetive, Edgar Allan Poe é famoso pelos contos de mistério e horror. Apesar de ter reconhecimento em vida, não era bem remunerado e gastou o que ganhou em um projeto falido.

Nikola Tesla (1856-1943)


Um dos mais brilhantes cientistas da História, viveu seus últimos anos no descrédito. O patrimônio que havia acumulado, gastou com experimentos pouco exitosos. Morreu sozinho, morando num hotel. 

TEXTO:  Alana Sousa
 revisão:  Alana Sousa
Edição:  João PEdro Romanelli 
FOTOS:  Wikimedia Commons