baleia mais
solitária do mundo

A intrigante história da

Blue, a baleia dos 52 Hertz, impressiona pesquisadores por sua voz única e comoveu a todos com
sua história de solidão.


A descoberta

Na Guerra Fria, durante um monitoramento marítimo, soldados americanos identificaram um som estranho, vindo do Pacífico Norte. Apesar de ser identificado como de uma baleia, o barulho era distinto de qualquer outro.


Um som único

Em comparação com outros sons já captados, aquele era distinto e quase indecifrável. A frequência que as baleias cantam é entre 15 e 20 hertz; este animal, entretanto, cantava em 52 hertz.

Solidão

A frequência é inaudível para os espécimes, assim, a ‘baleia de 52 hertz’ foi classificada como ‘a mais solitária do mundo’. As baleias são bichos sociáveis e usam sua voz para atrair outros membros da espécie,
como comunicação.


Dúvidas

Não está claro se a 52 hertz é fêmea ou macho, alguns especialistas sugerem que seja um espécime masculino, baseado no consenso de que são os machos que cantam para atrair suas parceiras.


Incertezas

Para saber mais sobre a ‘Blue’, os biólogos marinhos teriam que a examinar. Apesar de sua frequência ter sido detectada por aparelhos, encontrar a baleia não é tão simples assim, mesmo que sua rota seja mapeada.


texto e revisÃo:  Alana Sousa 
EdiÇÃO: GUSTAVO CORREIA
Fotos: Divulgação/YouTube;
Divulgação/Pixabay