Invenções
criadas 

por artistas


O mérito intelectual pouco reconhecido de gente do cinema e sua contribuição para o progresso.

Paul Winchell – Coração artificial (1963) 



Durante uma festa, o dublador de Dick Vigarista, , conheceu o cirurgião Henry Heimlich, de quem era fã, e sugeriu a ele a invenção de um coração mecânico para bombear sangue durante operações cardíacas tensas.

Marlon Brando - Ajuste de tambor (2004)

 


Quando jovem, o galã apoiou diversos movimentos em defesa dos indígenas, tendo aulas de batuque de bongôs. Ele criou um tipo de haste automática para ajustar, conforme a força das batidas, a membrana elástica que reveste o instrumento.

Florence Lawrencen – Seta sinalizadora (1914)


A atriz canadense radicada nos EUA herdou da mãe inventora a curiosidade por automobilismo. Na década de 1910, ela criou um “braço sinalizador automático”, hoje conhecido por seta sinalizadora.

Steven Spielberg – Game de guerra (1999)


Em 1999, lançou o primeiro game de tiro em primeira pessoa passado na Segunda Guerra. O sucesso de Medal of Honor obrigou Spielberg a expandir a plataforma do PlayStation para Windows e Macintosh.

Hedy Lamarr – Sistema-base do GPS e Wi-Fi (1942)


A diva da primeira cena de orgasmo do cinema, no filme Êxtase (1933), é também a inventora da tecnologia-base da telefonia móvel e do sistema de posicionamento global, GPS. 

TEXTO:  Alana Sousa
 revisão:  Alana Sousa
Edição:  João PEdro Romanelli 
FOTOS:  Wikimedia Commons