Inventoras
que mudaram

o mundo


Do Wi-Fi até as escadas de incêndios, diversas engenheiras, arquitetas e cientistas desenvolveram projetos que ficaram marcados na história.


O Wi-fi, de Hedy Lamarr


Em 1940, junto do amigo pianista George Antheil, Hedwig desenvolveu um aparelho que minimizava a interferência nos sinais de rádio. Mais tarde, o sistema serviu de base para os celulares, os telefones e até mesmo o Wi-fi.


Escadas de incêndio, de Anna Connelly


Em 1887, Anna Connelly inventou uma espécie de rampa de metal retrátil. Em formato de ponte, a invenção ligava um prédio ao outro, facilitando fugas seguras em casos de incêndio.


Máquina de fazer sorvete , de Nancy Johnson


Não apenas pioneira na produção dos sorvetes, Nancy Johnson também descobriu como produzir dois sabores de sorvete ao mesmo tempo. Sua invenção,  criada em 1843, ganhou o nome de Dasher.


Aquecedor de carros, de Margaret A. Wilcox


Uma das primeiras engenheiras mecânicas, Margaret A. Wilcox criou o aquecedor dos carros. Em 1893, a engenheira percebeu que poderia redirecionar o ar quente do motor para o interior dos veículos.


Refrigerador elétrico, de Florence Parpart


A jovem patenteou sua maior invenção: a geladeira elétrica, em 1914. Com a invenção, Florence atualizou modelos já existentes e facilitou o processo de refrigeração, o que levou as caixas de gelo ao esquecimento.


TEXTO:   Pamela Malva
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Wikimedia Commons