MARIA BONITA

a Rainha do Cangaço, em 5 fatos polêmicos

Maria Bonita recebeu muitos vocativos, entre eles transgressora e empoderada. Ela fugiu ao padrão da sua época e quebrou diversas barreiras ao acompanhar Lampião.

Pioneira das mulheres no cangaço

Maria Bonita foi a primeira cangaceira. Apesar da abertura feita ao tornar-se parte do bando, nem todas iam para o cangaço por opção; muitas eram forçadas após serem raptadas e estupradas.

NADA FEMINISTA

A verdade é que Maria se adaptou ao código de conduta machista do cangaço. Além de ajudar a torturar as vítimas de Lampião, por vezes, ela arrancava os brincos das mulheres até rasgar seus lóbulos.

PRINCESA DO CANGAço

Lampião e Maria Bonita tiveram uma filha em 1932, de nome Expedita. Como não queriam que a menina crescesse na bandidagem, ela foi entregue a um aliado do Rei do Cangaço.

riqueza

Maria de Déa andava pelo sertão com as mais diversas joias, que, na época, eram as mais caras de toda a região. Essa riqueza devia-se aos roubos feitos por Lampião em muitas residências.

Rivalidade com Dadá

Dadá detestava Maria Bonita devido ao fato de que ela mandava e desmandava no cangaço. Por mais que fosse a rainha dos cangaceiros de seu marido, ela não tinha a mesma autoridade que Maria.

TEXTO: isabela barreiros
revisão:
alana sousa
eDIÇÃO: vitor gomes