Mitos sobre
a Idade Média 

que as pessoas ainda repetem


A maioria das coisas que conhecemos desse período são, na verdade, inverdades criadas no mundo moderno.

A armadura medieval era extremamente pesada



As armaduras medievais não eram um obstáculo durante as batalhas. Elas eram projetadas para a proteção do corpo e pesavam normalmente 15 quilos, o peso do traje e equipamento de um bombeiro moderno.

As pessoas eram muito fissuradas em criaturas fantásticas

 


Na Idade Média, os mapas eram indicações reais de criaturas vivendo em regiões que poderiam ser visitadas. Mais do que crenças em criaturas mágicas, as imagens eram cortesias dos cartógrafos para facilitar a vida de viajantes.

Existia o costume de queimar bruxas


Esse tipo de condenação era comum na Idade Moderna, principalmente no século 17, quando a crença na feitiçaria tomou toda a Europa. Nesse período, iniciou-se uma verdadeira caça às bruxas.

As pessoas eram porcas 


Era comum a associação do mal cheiro com o pecado. Por isso, saunas e banhos públicos eram comuns na Idade Média e os ricos desfrutavam de banhos constantes em banheiras de luxo. 

Todo mundo morria jovem 


A expectativa de vida de 32 anos, da época, é apenas estatística, influenciada pela frequência da mortalidade infantil. Todavia, conseguindo sobreviver à infância, era comum que adultos vivessem mais do que 40 anos.

TEXTO:  André Nogueira
 revisão:  Alana Sousa
Edição:  João PEdro Romanelli 
FOTOS:  Wikimedia Commons