Os 5 maiores
enigmas 

da Bíblia


O livro sagrado do judaísmo e do cristianismo deixa no ar uma série de dúvidas.


Quem eram
os hebreus?


No Pentateuco, seu status como invasores é definidor da própria identidade: os cananeus, os pagãos que conquistaram e aniquilaram. Porém, os hebreus não vieram de tão longe, seriam ancestrais dos israelitas. 


Existiu um reino
 Unificado de Israel?


Enquanto é claro que os dois reinos existiram e terminaram conquistados, os historiadores estão divididos quanto à existência de um grande reino. Para estudiosos Davi e Salomão existiram, mas não passaram de chefes tribais de Judá. 


Que fim levaram as dez tribos perdidas de Israel?


Dez das 12 tribos foram exiladas pelos conquistadores, sobrando apenas as de Benjamin e Judá, no reino do sul — daí esses sobreviventes se tornarem conhecidos como Judeus.


O dilúvio realmente aconteceu?


Em 1996, geofísicos dos EUA propuseram que, há 7.600 anos, o Mar Negro, até então um lago de água doce, foi invadido pelo Mar Mediterrâneo. Ainda que a subida tenha sido gradual, ela aconteceu.


Jesus tinha irmãos?


A Bíblia menciona quatro irmãos e também um número indefinido de irmãs de Jesus. Por muito tempo ninguém pareceu se importar, quando a doutrina da virgindade surgiu, tais irmãos foram reclassificados como primos.


TEXTO: Alana Sousa 
 revisão:  alana sousa
Edição:  JOÃO PEDRO ROMANELLI
fotos:  Divulgação e Pixabay