Os 5 melhores
filmes 

históricos


A AH perguntou a acadêmicos de História quais são seus filmes históricos favoritos. Estes foram os escolhidos.

Coração Valente (1995)



O filme mostra o guerreiro William Wallace liderando os escoceses contra o rei inglês Edward I durante a Primeira Guerra da Independência Escocesa. Coração Valente "tem muita grandiosidade e impacto visual", diz o professor Johnni Langer.

Gandhi (1982)

 


Segundo o professor Amarilio Ferreira, o filme mostra com veracidade "um dos grandes acontecimentos históricos do século 20": a independência política da Índia. Além de abordar a vida e a morte do ativista.

Olga (2004)


A obra apresenta a trajetória da alemã Olga Benário, comunista e judia que morre em um campo de concentração. "Uma mulher inconformista frente a uma ditadura, num filme emocionante", explica Pedro Paulo A. Funari. 

A Queda: As Últimas Horas de Hitler (2004)


A produção aborda os 10 dias finais do governo do tirano Adolf Hitler em seu Führerbunker, comandando o desmantelamento da Segunda Guerra. O filme alemão foi concorreu ao Oscar de "melhor filme estrangeiro". 

A Lista de Schindler (1993)


O empresário nazista Oskar Schindler destina toda a sua fortuna à salvação de cerca de 1.200 judeus dos campos de concentração. Funari opina que a trama "trata de maneira emotiva o drama da vida sob a perseguição nazista”.

TEXTO:  Alana Sousa
 revisão:  Alana Sousa
Edição:  João PEdro Romanelli 
FOTOS:  Divulgação