faraós do Egito

Os maiores

Muitos deles são lembrados até hoje pelos feitos que realizaram. Conheça alguns dos mais importantes
reis egípcios


Narmer

Entre 3.200 a.C. e 3.000 a.C., um fato marcou a História mundial: a união de dois reinos — um ao norte, conhecido como Baixo Egito, e outro ao sul, chamado de Alto Egito. Esse feito foi realizado por Narmer.


Quéops

O poder esteve nas mãos de Quéops por volta de 2.638 a.C. e 2613 a.C. — ele foi o responsável pela construção da maior das três Pirâmides de Gizé, no Cairo. Com 137 metros de altura, foi erguida ao longo de 20 anos.

Amenófis III

O reinado de Amenófis III, entre 1.390 a.C. e 1353 a.C., foi de paz e muita prosperidade, principalmente nas artes. Ele foi responsável por construções importantes para a época, como o Collosso de Memno.


Akhenaton

Conhecido como Príncipe da Paz, Akhenaton foi o faraó entre 1.353 a.C. e 1.336 a.C.. Realizou muitas mudanças: alterou a capital do Egito para uma nova cidade; abandonou o politeísmo e trouxe o monoteísmo.


Tutancâmon

Filho de Akhenaton, ele reinou por poucos anos, entre 1.333 a.C. e 1.323 a.C.. Durante esse período, retomou o politeísmo esquecido pelo pai. A tumba dele, na pirâmide Vale dos Reis, foi encontrada intacta, em 1922.


Texto: Bruna Cardoso
revisÃo:  Alana Sousa 
EdiÇÃO: GUSTAVO CORREIA
Fotos: Getty Images; Roland Ungervia
Wikimedia Commons; Domínio Público; Museu Britânico