Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

1. Apocalypse Now: Guerra do Vietnã

A mais alucinante viagem ao Vietnã

Leandro Steiw Publicado em 01/07/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

O primeiro lugar em nossa lista é inesquecível como um trauma de guerra. Cenas antológicas, atuações gigantescas e trilha sonora inspirada fazem deste clássico de Francis Ford Coppola a mais alucinante viagem ao conflito do Vietnã. Apocalypse Now explode na cara do espectador a insanidade da guerra, de qualquer guerra. Martin Sheen é o capitão Benjamin Willard, escalado para subir um rio no Camboja e matar o coronel Walter Kurtz, um desertor enlouquecido que montou um exército de selvagens fanáticos. No caminho, Willard e parceiros encontram os vietcongues, as drogas e um tenente-coronel surfista, até caírem prisioneiros de Kurtz, um Marlon Brando gordo e careca.

Baseado no livro O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, Apocalypse Now tumultuou a vida de Coppola, que se meteu a rodar nas Filipinas e viu as seis semanas previstas transformarem-se em 16 meses. O orçamento estourou. Brando não conhecia a história nem ensaiou suas falas antes de chegar ao set. Sheen infartou na selva. Consta que o diretor tentou se matar diversas vezes durante as filmagens. Tantas dificuldades ajudaram a criar o clássico. Apocalypse Now mostra que, na guerra como no cinema, mesmo os loucos têm suas razões.

[Título original] Apocalypse Now

[País] Estados Unidos

[Ano] 1979

[Direção] Francis Ford Coppola

[Elenco] Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Frederic Forrest, Sam Bottoms, Laurence Fishburne, Albert Hall, Harrison Ford, Dennis Hopper

[Preço do DVD] R$ 30

Fácil de encontrar

Fique de olho

Para esconder a barriga avantajada de Marlon Brando, Coppola evitou baixar demais a câmera no corpo do ator. Na cena do hotel, Martin Sheen estava realmente bêbado e cortou a mão com o soco no espelho. O sangue, portanto, é verdadeiro.