Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

54. E o Vento Levou: Guerra Civil Americana

Ótica sulista do conflito americano

Flávia Ribeiro Publicado em 01/07/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

A Guerra Civil Americana entre o Sul escravista e o Norte abolicionista é apresentada sob o ponto de vista sulista num filme que há quase 70 anos arrebata multidões de fãs. Marco do cinema hollywoodiano, tem em Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), uma heroína vaidosa e temperamental. Em plena década de 1860, é independente, dona da própria sexualidade e capaz de reerguer sozinha sua fazenda – como uma mulher dos anos 30, pós-Depressão e pré-Segunda Guerra, quando o filme foi feito. Dividida entre sua obsessão pelo tranqüilo Ashley Wilkes (Leslie Howard) e seu desejo pelo cínico Rhett Butler (Clark Gable), Scarlett vê seu mundo mudar para sempre com a vitória do Norte.

[Título original] Gone with the Wind

[País] Estados Unidos

[Ano] 1939

[Direção] Victor Fleming

[Elenco] Clark Gable, Vivien Leigh, Leslie Howard, Olivia de Havilland, Hattie McDaniel

[Preço do DVD] R$ 31

Fácil de encontrar

Fique de olho

A atriz Hattie McDaniel, que interpreta a criada Mammy, foi a primeira negra a concorrer e ganhar um Oscar, o de melhor atriz coadjuvante. Antes disso, Hattie não pôde ir à estréia do filme em Atlanta, por causa da segregação racial.