64. Casablanca

Um clássico atemporal

Flávia Ribeiro Publicado em 01/07/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

"Nós sempre teremos Paris”, diz o cínico dono de bar Rick Blaine (Bogart) ao se separar de sua amada Ilsa Lund (Ingrid Bergman), mulher que partira seu coração anos antes. Casablanca é uma grande história de amor entre um homem e uma mulher que resolvem não ficar juntos em prol de uma causa maior: a luta contra o nazismo. Filmado em plena Segunda Guerra Mundial, o longa tem como cenário uma Casablanca repleta de oficiais alemães e de homens e mulheres em busca de cartas de trânsito para chegar a Portugal e, de lá, aos Estados Unidos. Os diálogos, atuações e trilha sonora, com a célebre As Time Goes By, transformaram o filme em um clássico atemporal.

[Título original] Casablanca

[País] Estados Unidos

[Ano] 1942

[Direção] Michael Curtiz

[Elenco] Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains, Peter Lorre, Conrad Veidt, Sydney Greenstreet e Dooley Wilson

[Preço do DVD] R$ 30

Fácil de encontrar

Fique de olho

Em certo momento, Ugarte (Peter Lorre) comenta que as cartas de trânsito são assinadas pelo general De Gaulle. Se fosse assim, elas seriam inúteis, já que De Gaulle era o líder da França Livre, enquanto o Marrocos era controlado pela Alemanha de Hitler, contra quem De Gaulle lutava.