7. Além da Linha Vermelha: A Batalha de Guadalcanal

A luta interna travada pelos soldados

Flávia Ribeiro Publicado em 01/07/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

 

Um estudo filosófico sobre a guerra, feito pelo cultuado diretor Terrence Malick, que com este filme voltou à ativa após 20 anos. Em Além da Linha Vermelha, baseado num romance de James Jones, tão importantes quanto a batalha em si são as reflexões que os homens fazem sobre ela. O longa passa-se durante a Batalha de Guadalcanal, em 1943, na Segunda Guerra Mundial, quando os americanos começaram a avançar sobre o Pacífico, vencendo os japoneses. Com uma fotografia que destaca a exuberante natureza local, o filme é repleto de longos silêncios e de considerações sobre a fragilidade humana por parte de soldados que se apóiam no passado para enfrentar a possibilidade de não terem um futuro.

Com um elenco de astros, alguns em pequenas participações, a produção não tem personagem central. Dá voz a vários soldados e oficiais da Companhia Charlie, muitas vezes, em monólogos interiores nos quais revelam seus medos e esperanças, enquanto protagonizam momentos de heroísmo e horror em gráficas cenas de batalha. Pode soar pretensioso em certos momentos. Mas emociona ao mostrar os efeitos da guerra na personalidade dos soldados, e a capacidade que ela tem de quebrar seus espíritos.

[Título original] Thin Red Line

[País] Estados Unidos/Canadá

[Ano] 1998

[Direção] Terrence Malick

[Elenco] Jim Caviezel, John Cusack, Sean Penn, Elias Koteas, Nick Nolte, Woody Harrelson, Ben Chaplin, George Clooney, John Travolta, John C. Reilly

[preço do DVD] R$ 30

Fácil de encontrar

Fique de olho

No filme, há várias frases tiradas do livro A um Passo da Eternidade, que deu origem ao clássico do cinema de mesmo nome e que também foi escrito por James Jones.