82. Zulu

Quando a defesa é o melhor ataque

Leandro Steiw Publicado em 01/07/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

O Exército britânico acabou de ser massacrado na África do Sul, em janeiro de 1879. Após matarem 1,5 mil inimigos, cerca de 4 mil guerreiros zulus pressionam as forças colonizadoras da rainha nas ilhas Natal. O filme mostra as 12 horas de batalha na defesa da missão de Rorke’s Drift por uma centena de soldados liderados pelos tenentes John Chard e Gonville Bromhead. A história é real e considerada uma das defesas de território mais bem-sucedidas, eternizada em pinturas militares da época e só relembrada por ocasião do lançamento deste longa-metragem. Foi o primeiro papel principal de Michael Caine no cinema.

[Título original] Zulu

[País] Reino Unido

[Ano] 1964

[Direção] Cy Endfield

[Elenco] Michael Caine, Stanley Baker, Jack Hawkins, Ulla Jacobsson, James Booth, Nigel Green, Ivor Emmanuel, Paul Daneman, Glynn Edwards, Neil McCarthy, David Kernan

[Preço do DVD] R$ 70 (importado)

Fácil de encontrar

Fique de olho

As narrações inicial e final são do ator Richard Burton. Um filme cheio de erros involuntários: os zulus usam relógios de pulso e rastros de aviões a jato aparecem no céu. Também dá para ver guerreiros zulus feitos de placas de madeira.