Quando a defesa é o melhor ataque
O Exército britânico acabou de ser massacrado na África do Sul, em janeiro de 1879. Após matarem 1,5 mil inimigos, cerca de 4 mil guerreiros zulus pressionam as forças colonizadoras da rainha nas ilhas Natal. O filme mostra as 12 horas de batalha na defesa da missão de Rorke’s Drift por uma centena de soldados liderados pelos tenentes John Chard e Gonville Bromhead. A história é real e considerada uma das defesas de território mais bem-sucedidas, eternizada em pinturas militares da época e só relembrada por ocasião do lançamento deste longa-metragem. Foi o primeiro papel principal de Michael Caine no cinema.
[Título original] Zulu
[País] Reino Unido
[Ano] 1964
[Direção] Cy Endfield
[Elenco] Michael Caine, Stanley Baker, Jack Hawkins, Ulla Jacobsson, James Booth, Nigel Green, Ivor Emmanuel, Paul Daneman, Glynn Edwards, Neil McCarthy, David Kernan
[Preço do DVD] R$ 70 (importado)
Fácil de encontrar
Fique de olho
As narrações inicial e final são do ator Richard Burton. Um filme cheio de erros involuntários: os zulus usam relógios de pulso e rastros de aviões a jato aparecem no céu. Também dá para ver guerreiros zulus feitos de placas de madeira.