Abril na História

Abril na História

Maria Carolina Cristianini Publicado em 08/07/2009, às 07h44 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia 4/1968 - Líder assassinado - Memphis, Tennessee

Martin Luther King Junior (1929-1968), ativista pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, é assassinado. Ele conversava com um pastor na sacada do hotel Lorraine (hoje sede do Museu Nacional dos Direitos Civis) quando foi atingido por um tiro de rifle disparado por James Earl Ray (1928-1998). A morte levou milhares de pessoas a protestar por três dias.

Livro: Um Apelo à Consciência - Os Melhores Discursos de Martin Luther King, Clayborne Carson, Jorge Zahar, 2006.

Uma coletânea das mais importantes falas do líder americano.

Dia 6/1199 - Morte em batalha - França

Depois de cinco anos lutando contra o rei francês Felipe II (1165-1223), Ricardo Coração de Leão (1157-1199), da Inglaterra, morre durante uma ação militar. Ele havia sido atingido durante o cerco ao castelo de Chalus-Chabrol, última resistência de uma revolta comandada pelo visconde Aimar V de Limoges (1135-1199). Desprotegido, sem armadura ou escudo, Ricardo recebeu uma flecha no ombro esquerdo, perto do pescoço, e não resistiu ao ferimento.

Livro: Ricardo Coração de Leão - História e Lenda, Michèle Brossard-Dandre, Martins Editora, 1993.

Reconstituição da vida do rei com base em crônicas sobre ele.

Dia 12/1961 - Nosso planeta é azul - Órbita da Terra

Durante uma viagem de 1 hora e 40 minutos, o cosmonauta da Força Aérea Soviética Yuri Alekseyevich Gagarin (1934-1968) se torna o primeiro homem a ir ao espaço. Ao ver o planeta a partir do alto, de dentro da cápsula soviética Vostok 1, ele declara: "A Terra é azul".

Site: www.russianarchives.com/gallery/gagarin/

Em inglês, usa fotos para contar a vida de Yuri Gagarin.

Eu me lembro

"Tinha 15 anos e acompanhei a viagem pelo rádio. Enquanto ouvia as notícias, tentava me colocar no lugar do astronauta e imaginar o que ele sentia. Ver a Terra de tão longe deve ter mexido com seus pensamentos. Certamente mexeria com os meus."

Paulo Araújo Duarte, professor de Astronomia da UFSC

Dia 13/1598 - Liberdade aos protestantes - Nantes, França

Com o propósito de acabar com as guerras religiosas, o rei Henrique IV (1553-1610), da França, promulga o Édito de Nantes, que garantia liberdade religiosa aos protestantes locais. Quando o decreto foi revogado, em 1685, mais de 400 mil pessoas deixaram o país.

Site: www.stetson.edu/~psteeves/classes/edictnantes.html

Universidade americana apresenta, em inglês, os trechos mais importantes do Édito.

Dia 16/69 - Governo de três meses - Veneza, Itália

O imperador romano Marcos Otho César Augusto (32-69) comete suicídio. Ele havia assumido o império três meses antes, depois de matar Galba (3 a.C.-69). Otho é substituído por Vitélio (15-69), que também só dura três meses. Ao tomar o poder, em dezembro, Vespasiano (9-79) se torna o quarto governante em um único ano.

Site:www.roman-emperors.org/otho.htm

A página faz um resumo da vida do imperador Otho. Em inglês.

Dia 17/1997 - Caminhada por direitos - Brasília, Brasil

Após dois meses de caminhada, a primeira Marcha pela Reforma Agrária, Emprego e Justiça, organizada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), chega a Brasília. A manifestação reuniu 50 mil pessoas, saídas de diversos estados, e tinha o objetivo de chamar a atenção para o problema da reforma agrária.

Site:www.radiobras.gov.br/anteriores/1997/sinopses_1804.htm

Lista das notícias dos principais jornais sobre a marcha do MST.

Eu me lembro


"Estive durante três dias com a coluna que vinha do Mato Grosso, nos últimos 50 quilômetros da caminhada. O convívio entre nós era ótimo. A sensação de chegar a Brasília foi de imensa satisfação. A população nos recebeu muito bem."

Luiz Bassegio, secretário do grupo Grito dos Excluídos

Dia 18/1906 - Catástrofe americana - São Francisco, Estados Unidos

Por volta de 5 da manhã, um terremoto atinge a cidade norte-americana de São Francisco. Acredita-se que o tremor tenha passado de 8,25 graus na escala Richter. Durou menos de um minuto, mas foi seguido por um incêndio de quatro dias que destruiu a cidade. Cerca de 3 mil pessoas morreram e 250 mil ficaram desabrigadas.

Site: http://earthquake.usgs.gov/regional/nca/1906/18april/

Em inglês, descreve o desastre, com imagens da cidade após o terremoto.

Arquivo

"Fui jogado para fora da cama. Desci para o saguão do hotel, onde dezenas de pessoas estavam reunidas. De repente as luzes apagaram e todo mundo correu para a porta. Do lado de fora, os prédios ao redor estavam balançando e as pessoas que passavam por mim eram esmagadas por coisas que caíam do céu."

Anotações de G.A. Raymond, que estava a trabalho na cidade

Dia 20/1233 - O início do terror - Roma, Itália

Ao promulgar a bula Licet ad Capiendos, dirigida aos dominicanos, o papa Gregório IX (1160-1241) marca o início da Inquisição. A instituição da Igreja Católica Romana passou a combater seus inimigos, chamados de hereges, por meio de perseguições, julgamentos e condenações.

Site: www.newadvent.org/cathen/06796a.htm

Em inglês, relato do governo de Gregório IX à frente do Vaticano.

Arquivo

"Estais facultados, se os pecadores persistem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre de seus benefícios espirituais e proceder contra eles, sem apelação, solicitando se necessário a ajuda das autoridades seculares."

Trecho da bula Licet ad Capiendos

Dia 22/1616
- Escritor guerreiro - Madri, Espanha

O escritor espanhol Miguel de Cervantes morre aos 68 anos. Uma de suas obras mais conhecidas, Dom Quixote, foi traduzida para mais de 60 línguas. Mas ele só se dedicou à literatura no fim da vida. Antes disso, foi soldado.

Livro: As Vidas de Miguel de Cervantes, Andrés Trapiello, Jose Olympio, 1993.

Um retrato da vida do escritor com base na comparação entre as biografias já publicadas.

Dia 25/1507 - O batismo da américa - Lorraine, França

O tratado geográfico Cosmographiae Introductio, produzido pelo grupo do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522), é publicado com mil cópias e cita pela primeira vez o termo América para designar o Novo Mundo. O nome foi escolhido em homenagem ao navegador Américo Vespúcio (1454-1512), que havia realizado viagens de exploração ao continente.

Livro: Putting America on the Map, Seymour Schwartz, Prometeus Books, 2007

Em inglês, o pesquisador explica como o mapa foi desenhado e impresso.

Dia 26/1933
- Polícia nazista - Prússia

Hermann Göring (1893-1946), um dos líderes do Partido Nazista, reorganiza a unidade de espionagem da polícia e cria a Gestapo. Abreviação de Geheime Staatspolizei, ou Polícia Secreta do Estado, a entidade foi responsável por enviar judeus aos campos de concentração.

Livro: A Gestapo - 1933-1945, Rupert Butler, Escala-Larousse, 2008

Conta a história da polícia secreta nazista, com sua estrutura e seus líderes.

Dia 30/1429 - Vitória temporária - Orleans, França

A heroína francesa Joana D’Arc (1412-1431) e suas tropas entram na cidade sitiada de Orléans, durante a Guerra dos Cem Anos, contra os ingleses. O local seria libertado do cerco britânico menos de dez dias depois. O sucesso de Joana D’Arc na investida despertaria oposição dos inimigos, que a capturariam no ano seguinte.

Livro: Joana D’arc, Mark Twain, Record, 2001
A vida da heroína, nas palavras do famoso escritor norte-americano.