Achados incríveis

Achados incríveis

01/03/2006 00h00 Publicado em 01/03/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Mistério de 800 anos

Onde está o túmulo secreto de Genghis Khan? Esse mistério pode chegar ao fim. Em 1227, o grande conquistador responsável pela união das tribos mongóis foi enterrado sem lápide e mausoléu em respeito à crença regional de que os mortos devem ser deixados em paz. Há dois anos, uma expedição organizada pelo norte-americano Maury Kravitz encontrou vários túmulos do século 13 dentro de um muro oval de 3,5 km. A descoberta foi feita 200 km a leste de Ulan Bator, a capital da Mongólia. As tumbas podem abrigar os restos mortais de Genghis Khan.

Romanos derrotados

Cerca de 15 mil homens foram destruídas por tribos germânicas na floresta de Teutoberg no ano 9. Peter S. Wells, professor da Universidade de Minnesota, nos EUA, encontrou ali moedas, pontas de lança, pedaços de uniformes, sandálias e uma máscara cerimonial romana de ferro. Para o arqueólogo, a principal causa do massacre foi a incapacidade de o império entender outros grupos culturais, subestimandos inimigos.

Sede de sangue

Em Gohar-Tappeh, no Irã, foi encontrado o esqueleto de um guerreiro de 3 mil anos. Ele segura uma adaga de 26 cm e está em posição de ataque. Os arqueólogos não sabem explicar por que o morto foi enterrado nessa posição.