Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Active Denial System: no calor do conflito

Estados Unidos projetam e desenvolvem UMA arma não-letal que provoca uma sensação de calor insuportável na pele

Guilherme Gorgulho Publicado em 01/03/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

O Exército americano apresentou em janeiro, numa demonstração na base aérea de Moody (estado da Geórgia), uma nova arma não-letal que emite microondas com a finalidade de dispersar inimigos e desarmar oponentes sem causar danos físicos. Batizado de Active Denial System (ADS), o armamento provoca uma sensação de calor insuportável na pele, obrigando o inimigo a largar suas armas e bater em retirada.

O equipamento pode atingir uma distância de pouco mais de 450 metros, alcance 15 vezes superior ao das armas não-letais tradicionais. As microondas eletromagnéticas emitidas pelo dispositivo militar penetram apenas 0,4 milímetro na pele humana. Não provocam ferimentos, mas causam um imenso desconforto, com a sensação de um calor de 55º C, que dá a impressão de que as roupas estão prestes a se incendiar.

“Esta é uma das principais tecnologias para o futuro”, afirmou ocoronel Kirk Hymes, diretor do programa de armas não-letais na base dos fuzileiros navais em Quantico (estado da Virgínia). “As armas não-letais são importantes ante o aumento progressivo da atividade bélica, principalmente nos ambientes em que nossas forças estão operando.”

POSSÍVEIS USOS

O sistema deverá ser instalado em navios, aviões e helicópteros e ser usado em operações rotineiras de segurança ou de combate ao terrorismo. Autoridades americanas acreditam que a tecnologia possa também ser útil em áreas de conflito intenso, como no Afeganistão ou no Iraque. Nos últimos dez anos, foram investidos 40 milhões de dólares no desenvolvimento do ADS. A previsão é que a produção sistemática da nova arma tenha início somente em 2010.

Fonte: Darpa (EUA)

As novas armas do Pentágono

A agência de defesa dos EUA desenvolve tecnologias contra insurgentes

Raio de calor

• Produz um calor intolerável na pele. Não danifica órgãos nem provoca queimaduras.

• Não atravessa muros, mas penetra em vários tecidos.

Antena parabólica

Emite um feixe de ondas eletroma­gnéticas

Gelo plástico

• Substância que reproduz as propriedades do gelo sobre o chão, tornando a superfície escorregadia.

• Permite reduzir a mobilidade do inimigo. Não afeta o usuário graças a um agente desativador aplicado na sola das botas e pneus dos veículos.