Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

América não foi colonizada por terra

Teoria foi enterrada por estudo do suposto corredor de entrada no continente

Fabio Marton Publicado em 07/10/2016, às 11h55 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O corredor no Canadá por onde supostamente teriam passado os humanos não tinha plantas nem animais - divulg.
O corredor no Canadá por onde supostamente teriam passado os humanos não tinha plantas nem animais - divulg.
Durante a última Era Glacial, o nível do mar era mais baixo. Ásia e América eram ligadas pela Beríngia, um vasto território entre a Sibéria e o Alasca. Mas havia um obstáculo no caminho: a massiva camada de gelo no Canadá, que impedia a colonização do continente americano. Isso mudou há 14 ou 15 mil anos, quando uma “ponte de terra” se abriu em meio ao gelo canadense, permitindo a chegada dos humanos aos Estados Unidos e, daí, ao resto da América.  
Ao menos essa era a teoria mais tradicional. Só que ela tinha um buraco: há indícios de presença humana na América do Sul muito antes dessa ponte, no mínimo há 14 700 anos. Mesmo se o corredor tivesse surgido antes, seria improvável os humanos pré-históricos chegarem tão rapidamente ao outro lado do continente. 
Um estudo das Universidades de Cambridge e Copenhague acaba de jogar uma pá de cal sobre a teoria clássica. Segundo os cientistas, que analisaram extratos de subsolo na região do corredor no Canadá, a ponte de terra era completamente inóspita quando se abriu: não tinha animais nem plantas. Ela só se tornaria habitável milênios depois, há 12 600 anos – e, então, pode ter sido usada por outras levas de imigrantes, mas não os primeiros. Esses, segundo os cientistas, vieram pelo Oceano Pacífico, ao longo da costa gelada, em canoas.