Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Capitu: Traiu ou não traiu?

Série trata do mistério em torno de Capitu, a personagem de Machado de Assis

Tiago Cordeiro Publicado em 10/06/2009, às 06h11 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Para apresentar mais uma vez esse debate e marcar os 100 anos da morte de Machado, completados em setembro, a Rede Globo apresenta o livro em uma microssérie de cinco capítulos.

Capitu é a segunda produção do Projeto Quadrante, que tem o objetivo de transportar para a tela da TV grandes obras literárias e, ao mesmo tempo, apresentar o trabalho de novos atores e roteiristas das mais diversas regiões do Brasil. O projeto foi inaugurado em junho do ano passado, com a série A Pedra do Reino, filmada na Paraíba para homenagear os 80 anos de vida do dramaturgo pernambucano Ariano Suassuna. As próximas séries que fazem parte do Quadrante vão apresentar um texto do Amazonas e outro do Rio Grande do Sul.

Para retratar o livro de Machado, o diretor Luiz Fernando Carvalho, que tem no currículo o filme Lavoura Arcaica, a minissérie Os Maias e a novela O Rei do Gado, dividiu a vida do casal entre a infância e a vida adulta. Bentinho é interpretado pelo ator César Cardadeiro e pelo ator e poeta Michel Melamed. Já Capitu se divide entre Letícia Persiles, cantora da banda de rock Manacá, e a atriz Maria Fernanda Cândido. Como já acontecia com A Pedra do Reino, o resultado é visualmente arrojado. Quanto ao velho dilema a respeito de Capitu, esse continua em aberto.