Cinco anos de HISTÓRIA

Os fatos que mudaram o planeta desde o surgimento da revista, em agosto de 2003

Maria Carolina Cristianini Publicado em 01/08/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Na década de 50, imaginava-se que, no distante século 21, existiriam cidades no fundo do mar e, na superfície, as pessoas usariam carros capazes de voar. Sinal de que, muitas vezes, as coisas não acontecem do jeito que os futurólogos projetam. Por outro lado, a História pode ser difícil de prever, mas é fato que ela muda todos os dias. Desde que nossa revista foi lançada, em agosto de 2003, um papa morreu, a ciência evoluiu e recordes esportivos foram quebrados. Relembre as principais alterações acontecidas no mundo nestes cinco anos.

2003

Política

Bin Laden é caçado

Dois anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, o líder da Al Qaeda ainda é procurado.

Fidel na ativa

Em Cuba, pessoas contrárias ao regime continuam tentando fugir. Três delas são fuziladas depois de seqüestrar um barco.

Um único país

Criado em fevereiro, o Estado de Sérvia e Montenegro é o último vestígio da Iugoslávia. Mas a região sérvia de Kosovo reivindica a independência.

Saddam some

Em março, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos ataca o Iraque. O ditador Saddam Hussein se esconde e só reaparece em dezembro.

Comportamento

Internet 1.0

Em 2003, o YouTube e o Orkut ainda não existem. A novidade do momento são os programas de comunicação instantânea.

Religião

Papa polonês

Em 2003, João Paulo II completa 25 anos no papado. Primeiro papa polonês da Igreja, ele já tinha feito mais de 100 viagens internacionais.

Cultura

Código da vinci

Um quadro revela que Cristo teria tido filhos. Esse enredo do escritor Dan Brown traz sucesso imediato ao romance O Código Da Vinci, lançado em março.

Esportes

Recorde na fórmula 1

O alemão Michael Schumacher é o melhor em ação na categoria. No fim de 2003, torna-se o maior campeão da História, com seis títulos.

Promessa do tênis

O espanhol Rafael Nadal Parera, de apenas 15 anos, vence em Mallorca seu primeiro torneio de tênis profissional.

Economia

Petróleo em alta

Em dezembro, cada barril vale pouco mais de 32 dólares. As reservas norte-americanas diminuem bastante.

Dólar em queda

Depois de um período de valorização, no segundo semestre de 2002, a moeda americana cai. No Brasil, vale 3 reais.

Ciência

Células que salvam

Estudos com células-tronco, capazes de adquirir as características de vários tipos de tecido, empolgam a comunidade médica.

2008

Política

Cadê o Bin Laden?

Vários líderes da Al Qaeda são mortos, mas não o principal. Em 2005, o setor da CIA dedicado a procurá-lo encerra as operações.

Fidel se aposenta

Quem assume, em fevereiro, é seu irmão Raúl, que libera o acesso a hotéis e a venda de celulares e computadores.

Três países

Desde 2006, Sérvia e Montenegro são duas nações distintas. Mas os sérvios não aceitam a separação de Kosovo, anunciada em fevereiro.

Saddam morre

O iraquiano morre na forca em 30 de dezembro de 2006. Forças americanas permanecem no país, onde continuam acontecendo atentados.

Comportamento

A rede cresce

A partir de 2004, o Orkut reuniu grandes comunidades virtuais. Criado em 2005, o YouTube é avaliado como o futuro da TV. E o Google, que já existia mas era menos conhecido, virou uma potência financeira.

Religião

Papa alemão

Com a morte de Karol Wojtyla, em 2005, é eleito o conservador alemão Joseph Ratzinger, que se torna Bento XVI.

Cultura

Novos códigos

O livro vende 60 milhões de exemplares e vai parar no cinema. As livrarias se entopem de obras discutindo as teses de Brown.

Esportes

O senhor das pistas

Até parar, em 2006, Schumacher ainda bate recordes. Em 2004, é campeão pela sétima vez e soma cinco títulos consecutivos.

O senhor das quadras

Segundo melhor no ranking e tido como o melhor tenista da História em quadras de saibro, Nadal vence em Roland Garros pela quarta vez seguida.

Economia

Etanol vira moda

O preçodo petróleo ultrapassa os 140 dólares por barril. O mundo se volta para os biocombustíveis, como o etanol brasileiro.

Cachês em euro

A tendência de queda se mantém. O dólar chega a valer 1,59 real. Já o euro é preferido até na cotação de cachês de celebridades.

Ciência

Pesquisas avançam

Em 2005, ingleses criam células do fígado novas em folha. No Brasil, as pesquisas com células embrionárias são consideradas constitucionais.