Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Curiosidade animal

Curiosidade animal

Felipe Van Deursen Publicado em 01/09/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

MELHOR AMIGO DO TOURO

No século 19, Madri se acostumou à presença de um personagem peculiar que passeava pela cidade. Paco, um vira-lata de pêlo preto, era das figuras mais queridas da capital espanhola. Ia a teatros, comia em restaurantes chiques e desfilava pelos cafés. Em 1892, durante uma tourada, o cãozinho se jogou na frente do touro, na hora em que ele seria executado. Paco não resistiu aos ferimentos e sua morte foi noticiada por vários dias.

TREVAS FELINAS

Amigos dos gregos e endeusados pelos egípcios, os gatos foram perseguidos na Idade Média. Bastante associados às bruxas, os felinos eram torturados, enforcados e linchados. Muitas vezes, as mulheres acusadas pela Inquisição eram amarradas em sacos cheios de gatos e atiradas na água. A sorte dos bichanos só mudou quando as pessoas perceberam que eles matavam os ratos, que ajudavam a espalhar a peste negra na Europa.

FERRADURA ABENÇOADA

Talvez nenhum povo tenha dado tanta importância ao cavalo como os muçulmanos. Nos séculos 7 e 8, o Islã se espalhou graças, em parte, à velocidade dos cavalos do deserto. A homenagem ao bicho está no Alcorão, que cita o animal como “a bênção suprema, que traz alegria ao mundo e recompensa eterna”.