Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Curiosidades de Luís XI e Eduardo VII

Curiosidades de Luís XI e Eduardo VII

01/12/2007 00h00 Publicado em 01/12/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

SOBRE ÚLTIMOS E PRIMEIROS

O rei francês Luís XI (1423-1483) costumava convidar Jean Desmoulins, um proeminente comerciante, para jantar. Certa vez, com o rei na barriga (que trocadilho infame...), Desmoulins pediu ao monarca um título de nobreza. O rei concedeu, mas não o convidou mais para os banquetes. Quando quis saber por quê, o comerciante ouviu e sentiu: “Antes o sentava à minha mesa porque eras o primeiro dos mercantes. Agora és o último dos nobres, e a aristocracia se ofenderia se o colocasse a seu lado”.

PRÍNCIPE FANFARRÃO

Eduardo VII (1841-1910), filho da rainha Vitória e herdeiro do trono do Reino Unido, aproveitou bem os muitos anos em que foi príncipe. Boa-vida que só, entre uma escapadela e outra do palácio de Buckingham para curtir a noite, ele, certa vez, saiu sem carruagem e torrou quase toda a grana na rua. Ao voltar, sem ser reconhecido pelo cocheiro que o deixou na porta do palácio, ele disse que não tinha dinheiro, mas que daria ao homem um retrato de sua mãe. Tascou-lhe uma moeda de 1 libra, que trazia o rosto da rainha entalhado.