Curiosidades sobre reis

Curiosidades sobre reis

01/12/2007 00h00 Publicado em 01/12/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Rainha má

Foi a rainha Isabel, a Católica, que inspirou a peça no moderno jogo de xadrez. Pelo menos é o que afirma o historiador holandês Govert Westerveld. Famosa no século 15 por mandar e desmandar no homem que escolheu como marido, o rei Fernando de Aragão, a rainha, como a peça de madeira, era bem mais poderosa e articulada que o rei.

A segunda faz tchun

O czar Pedro, o Grande, modernizou a Rússia, mas foi radical quando, em 1698, obrigou os súditos a apararem suas longas barbas, comuns entre cristãos ortodoxos. Quem quisesse mantê-la com mais de 10 centímetros tinha que pagar. Caso contrário, a condenação eram barbeações forçadas.

Rei por um dia

Numa das festas de ano novo dos babilônios do século 19 a. C. havia uma brincadeira: escolher alguém para ser rei por um dia. O eleito estava feito: eram horas de prazeres e bebedeira. Depois, porém, o sujeito era sacrificado num ritual religioso. A tradição mudou quando o rei Erramiti decidiu que seu jardineiro ocuparia a posição. Mas, naquele dia, o rei verdadeiro faleceu. O jardineiro Enlil-Bani ficou no cargo por 24 anos.