Datas e fatos de outubro

Datas e fatos de outubro

01/10/2007 00h00 Publicado em 01/10/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia 1º

O americano Hen­ry Ford lança o primeiro carro do mundo produzido em larga escala, o Ford Modelo T. O automóvel custava 850 dólares e vendeu mais de 10 mil unidades no primeiro ano. Durante seus 19 anos de existência, foram comercializados 15,5 milhões de Modelos T nos Estados Unidos.

Em 1908, nos Estados Unidos

Dia 2

Bento Gonçalves é preso e enviado para o Rio de Janeiro após ser derrotado por seu ex-companheiro Bento Manuel Ribeiro no combate da ilha de Fanfa, durante a Guerra dos Farrapos.

Em 1836, no Rio Grande do Sul

DIA 3

O rinoceronte Cacareco recebe cerca de 100 mil votos nas eleições para vereador do município de São Paulo, tornando-se a figura mais votada entre os 540 candidatos que concorriam a 45 vagas na Câmara da cidade. Na época, Cacareco era uma atração vinda do Rio de Janeiro para o zoológico paulista, inaugurado no ano anterior.

Em 1959, em São Paulo

Eu me lembro

"Trabalhei como cabo eleitoral naquele ano e lembro que havia na população paulista uma insatisfação com os políticos locais. Apesar de não existir uma campanha pela anulação dos votos, uma semana antes da eleição começaram a surgir comentários sobre a ‘candidatura’ do Cacareco. Porém, ninguém imaginava que seria o fenômeno que foi. Depois do resultado, os políticos disseram que a população não tinha civismo pela atitude que tomou. Mas o povo foi sábio e soube responder nas urnas, como se fosse um tapa na cara."

Mário Lopomo, aposentado

Dia 4

Ao explorar a costa brasileira, uma expedição da qual participava o navegador italiano Américo Vespúcio descobre o rio chamado pelos índios de Opará (“rio-mar” em tupi-guarani) e o batiza de São Francisco, em homenagem ao santo católico do dia. Com 3 163 quilômetros, o São Francisco é o terceiro maior rio brasileiro.

Em 1501, no litoral nordestino do Brasil

Dia 13

Durante a Conferência Internacional do Meridiano, realizada nos Estados Unidos, 27 países, entre eles o Brasil, votam pela adoção do meridiano de Greenwich, no Reino Unido, como origem do tempo e da longitude. O meridiano se tornou referência para a determinação dos fusos horários no planeta.

Em 1884, em Washington

Dia 15

A gripe espanhola atinge o auge de sua contaminação no Brasil. A situação era mais grave nas cidades próximas aos portos, por onde o vírus chegava em navios vindos do exterior. Estima-se que entre outubro e dezembro daquele ano 65% da população brasileira ficou doente.

Em 1918, no Rio de Janeiro

Eu me lembro

"A epidemia que há quatro dias vem assolando a cidade longe de enfraquecer tem recrudescido nestas últimas vinte e quatro horas (...) As fábricas começam a fechar, as oficinas ficaram com as suas portas cerradas (...) As farmácias começaram a fechar. Desde as primeiras horas em que se declarou a epidemia que a romaria às farmácias não parou nem um instante."

Trecho de notícia publicada no jornal A Rua, no Rio de Janeiro, em 15 de outubro de 1918

Dia 20

Na penúltima prova da temporada, Ayrton Senna termina a corrida em segundo lugar e conquista o tricampeonato mundial de Fórmula 1, igualando a marca de Nelson Piquet, tricampeão em 1987. No campeonato, Senna teve no total sete vitórias, conquistou 12 pódios e marcou 96 pontos.

Em 1991, em Suzuka, no Japão

Eu me lembro

"No dia da prova, a conquista do tricampeonato de Ayrton Senna já era praticamente certa. Para mim, que o vi crescer desde o princípio da carreira, foi um dia feliz. Após a vitória, uma cena que recordo foi o momento em que eu o entrevistava e ele não parava de se admirar em um telão que reprisava imagens dele. Senna estava muito contente. Para ele, conquistar o terceiro campeonato fazia parte de seu objetivo na Fórmula 1: quebrar o recorde do argentino pentacampeão Juan Manuel Fangio. Naquela época, a vitória já havia se tornado uma obsessão para Senna."

Reginaldo Leme, comentarista esportivo

Dia 27

O médico espanhol Miguel Servet, pioneiro na descoberta da circulação pulmonar do sangue, é queimado vivo por decisão de um tribunal eclesiástico dirigido pelo teólogo francês João Calvino. Protestantes e católicos o acusavam de heresia por ter contestado dogmas da Igreja, como a Santíssima Trindade, em suas publicações.

Em 1553, em Champel, na Suíça

Dia 29

Com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 1808, a Biblioteca Nacional é criada. Ela foi instalada no hospital da Ordem Terceira do Carmo. O prédio atual foi erguido somente em 1910.

Em 1810, no Rio de Janeiro