Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Depoimentos de uma jovem rainha

Divulgados depoimentos raros de Elizabeth II

Tiago Cordeiro Publicado em 20/10/2009, às 03h38 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Para os microfones da rede BBC, uma jovem princesa Elizabeth, de 14 anos, desejou boa sorte para crianças que, durante a Segunda Guerra, eram evacuadas da Inglaterra para outros países. Anos depois, saiu em viagem pelo mundo, com paradas para falar aos países da comunidade dos Estados britânicos. Esses depoimentos raros estão disponíveis no site http://www.bbc.co.uk/archive/princesselizabeth e cobrem o período entre 1940 e 1952 (um ano antes da coroação). Confira as melhores frases.

1940

"Milhares de vocês foram separadas de seus pais e suas mães. Nós, crianças que ficamos em casa, estamos cheios de alegria e coragem. Estamos fazendo de tudo para ajudar nossos galantes soldados, marinheiros e aviadores."

Aos 14 anos, ao lado de sua irmã Margaret

1946

"Na guerra que acabou ano passado, nós do império [Britânico] ficamos em pé, e sozinhos. Com isso, salvamos a civilização."

Discurso em Londres, com 20 anos

1947

"Estou a 6 mil milhas do país onde nasci, mas não estou a 6 mil milhas de casa. Por todo lugar onde viajei neste país adorável, senti-me em casa como se tivesse passado aqui toda a vida."

Discurso radiofônico na África do Sul. Ela só voltaria ao país em 1995

1951

"Presidente, é um prazer para mim e meu marido [príncipe Philip] encontrar o senhor. Homens livres de todo lugar olham para os Estados Unidos com carinho e esperança."

Em encontro com o presidente norte-americano Harry Truman