Dezembro na história

Dezembro na história

01/12/2007 00h00 Publicado em 01/12/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia1º

Na última de uma série de reuniões realizadas ao longo do ano entre clubes de Londres para que as regras do futebol fossem definidas e unificadas, fica proibido que os jogadores carreguem a bola com as mãos. O fato marca a separação definitiva entre o futebol e o rúgbi.

Em 1863, em Londres

Dia 2

A livraria Laemmert lança Os Sertões, de Euclides da Cunha. O livro conta a história da Guerra de Canudos, ocorrida em 1896 e 1897, na Bahia, e descrita pelo autor em uma série de reportagens para o jornal O Estado de S.Paulo. Apesar de poucos apostarem numa obra tão extensa, de 637 páginas, Os Sertões foi sucesso de crítica e a primeira edição se esgotou em pouco mais de dois meses.

Em 1902, no Rio de Janeiro

Dia 10

O governador de Wyoming, John Campbell, aprova a lei que dá às mulheres, pela primeira vez na história, o direito ao voto. No entanto, o primeiro país a dar esse direito não foram os Estados Unidos, mas a Nova Zelândia, em 1893. Em 1869, nos Estados Unidos

Dia 12

Aos 22 anos, o alemão Ludwig van Beethoven paga o equivalente a 19 centavos de dólar para começar a ter aulas de música com o compositor austríaco Franz Joseph Haydn, considerado uma das figuras mais importantes no desenvolvimento da música clássica no século 18.

Em 1792, em Viena

Dia 15

O último reator em funcionamento é desligado e a usina de Chernobyl é oficialmente fechada. Catorze anos antes, uma explosão havia espalhado radiaçãona área, causando mortes e doenças.

Em 2000, na Ucrânia

Eu me lembro

Quando a notícia chegou, eu estava em casa com minha esposa, em Belarus, onde vivemos desde que fomos retirados da área contaminada. Ficamos felizes por ter certeza de que o monstro Chernobyl não iria mais funcionar. O fechamento foi uma resposta às nossas orações e hoje vivemos sem medo de explosões.

Sergei Kirilenk, aposentado

Dia26

Um terremoto na região sul da Ásia causa ondas gigantes, os tsunamis, que atinge regiões num raio de 4,5 quilômetros do oceano Índico e matam 220 mil pessoas. O tremor, o de maior intensidade nos últimos 40 anos, teve epicentro no fundo do mar, próximo à ilha de Sumatra, na Indonésia, e alcançou 9 graus na escala Richter.

Em 2004, na Ásia

Eu me lembro

"Cheguei a Phuket, na Tailândia, por volta de 9h, a trabalho. Peguei um táxi e notei que as pessoas estavam em pé na praia. Elas olhavam o mar, que havia recuado. De repente, vimos que a enseada começou a se encher de novo. Logo depois, veio uma onda mais alta que as árvores da orla. Tudo no caminho foi destruído e ficamos ali, perplexos, até que novas ondas vieram. O hotel, que ficava no alto, virou um refúgio, onde banhistas sangrando, com membros quebrados, foram buscar ajuda. O som de choro e gritos ficaria em meus ouvidos por um longo tempo."

Rick von Feldt, engenheiro

Dia27

A bordo do HMS Beagle, navio que faria pesquisas no Hemisfério Sul, Charles Darwin parte como geólogo e naturalista convidado para uma viagem de cinco anos. Observações feitas em locais como Patagônia e Andes, além das ilhas Galápagos, influenciaram suas idéias e o lançamento da obra A Origem das Espécies, em 1859.

Em 1831, na Inglaterra

Eu me lembro

"Um lindo dia (...). Levantamos âncora às 11h e com dificuldade manobramos. (...) Como despedida, almoçamos carneiro e champanhe, o que eu espero que desculpe a total ausência de sentimento que experimentei ao deixar a Inglaterra. Nos juntamos ao Beagle por volta de 14h. Eu não estava passando mal naquela noite, mas fui para cama cedo."

Anotações de Charles Darwin em seu diário, no dia 27 de dezembro de 1831

Dia 28

Mem de Sá chega à capital baiana para assumir o cargo de governador-geral do Brasil. Terceiro a ocupar a função, por quase 15 anos Sá governou a colônia conciliando disputas políticas e combatendo os franceses que tentavam tomar o território. Ficou no Brasil até morrer, em 1572.

Em 1557, em Salvador

Dia 31

Começa na avenida Paulista a primeira corrida de São Silvestre, assim batizada em homenagem ao santo do dia. A idéia foi do jornalista Cásper Libero, inspirado em uma corrida francesa. O vencedor foi Alfredo Gomes, do clube Espéria.

Em 1924, em São Paulo