Doenças de Lincoln, chiclete e cerveja

Doenças de Lincoln, chiclete e cerveja

01/10/2007 00h00 Publicado em 01/10/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

DEFEITO NA FACE

Pesquisadores não param de descobrir doenças em Abraham Lincoln, presidente americano entre 1861 e 1865. Estudos mostram que ele teve varíola e depressão. Um oftalmologista americano agora afirma que sua assimetria facial (lado esquerdo muito menor que o direito) é uma anomalia conhecida por microssomia hemifacial. O estrabismo de Lincoln (cujo olho esquerdo teimava em se mover para cima) pode ter sido causado por ela. Não se sabe se a patada de cavalo que ele levou quando era criança tem a ver com isso.

CHICLETE MASCADO

Uma estudante de Arqueologia escocesa encontrou um pedaço de chiclete mascado de 5 mil anos em um sítio arqueológico da Finlândia. O negócio, feito de casca de bétula, parecia “um pedaço sujo de chiclete moderno”, disse Sarah Pickin, da Universidade de Derby, a um jornal escocês. Os povos antigos mascavam esse preparado de casca de bétula provavelmente para tratar infecções na boca. Sarah ficou feliz com a descoberta – especialmente porque achou que poderia ser um pedaço de cocô fossilizado.

CERVEJA ENVELHECIDA

Um time de arqueólogos descobriu o que pode ter sido a maior cervejaria pré-histórica, que funcionava na Irlanda. Os arqueólogos conseguiram recriar os métodos de fabricação da cerveja e produzir uma versão atual da bebida – que devia ser muito apreciada pelos pré-históricos depois de um dia duro de caçada. O foco do estudo foram cerca de 4500 cavidades em formato de ferradura de cavalo encontradas em vários pontos irlandeses datadas de 1500 a.C. Para os pesquisadores, há evidências de que cada uma dessas cavidades servia para produzir a bebida.