Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Para entender a evolução do teatro e da atuação

Para entender a evolução do teatro e da atuação

Lázaro Ramos* Publicado em 01/08/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

A Construção da Personagem

CONSTANTIN STANISLAVISK, CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 2001

O livro é o segundo de uma trilogia. O autor, a maior expressão do teatro no século 20, revolucionou a arte de atuar ao mostrar como é importante o ator adquirir consciência do seu papel no palco por meio da descoberta da voz, do corpo e das expressões.

A Invenção do Humano

HAROLD BLOOM, OBJETIVA, 2000

Um dos maiores críticos literários da atualidade analisa, uma a uma, as peças do grande gênio da literatura Shakespeare, autor de pérolas como Hamlet, e revela a incontestável riqueza do mundo criativo do maior dramaturgo de todos os tempos.

Teatro Completo de Bertold Brecht

BERTOLD BRECHT, PAZ E TERRA, 1995

São 12 magnifícos volumes (ao lado, o primeiro) para serem lidos aos poucos. Entre as importantes contribuições de Brecht está a criação do célebre "efeito do distanciamento" – ou seja, tirar o espectador da certa "alienação" que às vezes o envolvimento na ação dramática provoca.

* Lázaro Ramos é ator conhecido por suas participações no seriado Sexo Frágil e na novela Cobras e Lagartos, ambos da TV Globo. é ator conhecido por suas participações no seriado Sexo Frágil e na novela Cobras e Lagartos, ambos da TV Globo.