Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Exilados da revolução

Depois de 30 anos de governo islâmico, milhares ainda fogem do Irã

Eduardo Campos Lima Publicado em 15/06/2010, às 06h24 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Em 1979, Nurollah Irani-Tehrani, gerente do hotel Royal Hyatt de Teerã, foi levado à polícia porque o local vendia álcool."Meu pai propôs que, em vez de disparar contra adegas cheias das bebidas mais caras do mundo, o carregamento fosse simplesmente devolvido", diz Amir Irani-Tehrani, que tinha 7 anos. Seu pai acabou açoitado por diversas vezes e preso outras três.

Casos como o da família Irani-Tehrani tornaram-se frequentes nos últimos 30 anos, desde que o xá Reza Pahlevi foi substituído pelo aiatolá Khomeini (1900-1989). Ao se tornar república islâmica, o país passou a perseguir dissidentes. A conturbada reeleição do atual presidente Mahmoud Ahmadinejad, marcada por acusações de manipulação, sinaliza que, apesar da onda de protestos no Irã e no exterior, a perseguição tende a continuar.

Hoje, como em 1979, qualquer um que não se adapte pode ter problemas."Meu pai nunca foi preso por razões políticas, mas sim culturais", diz Irani-Tehrani. Sua mãe passou a usar o chador (véu que cobre parte do rosto) e ele foi repreendido na escola por usar jeans e ouvir música pop.

O país sofreu três grandes levas migratórias. Assim que Reza Pahlevi caiu, membros das elites ligadas ao xá emigraram."A invasão do Irã pelo Iraque, que causou uma guerra entre 1980 e 1988, desencadeou a segunda onda de emigração", afirma Arshin Adib-Moghaddam, professor de Política Comparada da Universidade de Londres. O enfraquecimento da economia provocou a terceira leva a partir de 1995. Ao todo, hoje vivem no exterior cerca de 2 milhões de iranianos.

A fuga continua."Ainda há um fluxo de refugiados deixando o Irã", diz Shirin Hakimzadeh, antropóloga americana. É o caso do ativista gay Arsham Parsi, que fugiu em 2005."No Irã, homossexualidade é punida com a morte", diz Parsi. Depois da reeleição de Ahmadinejad, alguns exilados esperam pouco do futuro."Vai demorar muito até que as coisas se normalizem", diz Amir Irani-Tehrani, editor de um portal noticioso iraniano baseado em Washington."O país é como uma pessoa abusada por 30 anos. Os abusos podem parar, mas a cura levará tempo e talvez nunca se complete."


Ranking trágico
Os países que mais abrigam iranianos e depoimentos de três deles

Alemanha - 15 816 exilados

Iraque - 10 823 exilados

Reino Unido - 10 320 exilados

Estados Unidos - 6 347 exilados

Festa como disfarce
"Fugimos logo depois do casamento de meu tio. Um cortejo de carros andava e buzinava após a cerimônia. Nós os seguimos e paramos, quando passávamos pelo aeroporto, momentos antes do nosso voo."
Amir Irani-Tehrani, 37 anos, editor em Washington

Canadá - 5200 exilados

Pancadaria
"Nunca vou esquecer o dia em que andava por uma rua na Turquia com outro refugiado gay, que havia sido torturado no Irã. Fomos perseguidos e espancados por uma turba homofóbica."
Arsham Parsi, 29 anos, ativista gay em Montreal

36° Brasil - 27 exilados

Saída pelo paquistão
"Nasci em Teerã. Após a revolução, minha mãe foi demitida e meu pai, preso. Ficamos meses escondidos. Eu, minha irmã e meu cunhado escapamos para o Paquistão. Após cinco meses, recebemos permissão para vir ao Brasil."
P.I., 38 anos, funcionária pública em Manaus