Fatos da história

Fatos da história

Maria Carolina Cristianini Publicado em 01/06/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia 3

Dom Pedro I emite um decreto convocando a primeira Assembléia Constituinte e Legislativa da história brasileira. O objetivo era elaborar uma constituição e tentar formalizar a independência política do Brasil em relação a Portugal. A Assembléia iniciou os trabalhos em maio do ano seguinte, mas foi destituída por divergências políticas em novembro.

Em 1822, no Rio de Janeiro

Dia 8

Tem início uma série de erupções no vulcão Laki, na IslânDia, que emite lava e milhões de toneladas de gases tóxicos. O acidente matou a vegetação local, animais e cerca de 9 mil pessoas.

Em 1783, no sul da IslânDia

Dia 8

Fundador do islamismo, Maomé morre aos 62 anos na mesma cidade em que ordenou a construção da primeira mesquita do Islã. Ele teria recebido revelações durante sua vida – segundo ele, por intermédio do anjo Jibril – que foram compiladas no Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. Maomé é considerado pelos seguidores da religião o último dos profetas de Deus. Após a morte, foi sucedido como líder por Abu Bakr, seu sogro. Em menos de 200 anos, a religião se espalhou do Himalaia à Europa.

Em 632, em Medina

Dia 11

Às 12h15, bem no horário do almoço, uma explosão nas proximidades da praça de alimentação do Osasco Plaza Shopping mata 42 pessoas e deixa outras 472 feridas. O acidente foi causado pelo acúmulo de gás em um espaço livre entre o piso e solo.

Em 1996, em Osasco

Eu me lembro

"Eu sempre passava por dentro do shopping para cortar caminho entre a escola e o ponto de ônibus. Naquele Dia, estava em frente à praça de alimentação quando a explosão aconteceu. A energia acabou, houve um tremor e vidros das lojas quebraram. Pensei que fossem tiros, mas logo veio o barulho ensurdecedor e um vento muito forte. Olhei para trás e só vi uma nuvem de fumaça e o teto que estava cedendo. Fiquei paralisada até que um amigo me puxou pelo braço e disse para correr. Saí de lá em poucos minutos e fui para a frente do shopping. As pessoas corriam, sangravam e eram socorridas na calçada. Perdi três amigas na explosão e ainda hoje evito entrar lá."

Gizela Cardoso,assistente de marketing

Dia 15

O francês Jean Baptiste Denis, médico do rei Luís XIV, faz a primeira experiência de transfusão de sangue em humanos. Usando um tubo de prata, ele administrou sangue de carneiro em um doente mental de 34 anos que perambulava pelas ruas da capital da França.

Em 1667, em Paris

Eu me lembro

"Depois das duas primeiras experiências de transfusão de sangue, o paciente rapidamente se recuperou da letargia, engordou e foi objeto de surpresa e perplexidades a todos aqueles que o conheciam."

Anotações do médico Jean Baptiste Denis, registrando os resultados da experiência

Dia 16

Cinco mil estudantes fazem um protesto em Soweto, bairro negro de Johannesburgo, contra a imposição do idioma africâner (língua materna dos sul-africanos brancos) no ensino médio. Num conflito contra a polícia, mais de 500 estudantes foram assassinados.

Em 1976, na África do Sul

Eu me lembro

"Eu tinha 14 anos e morava em Marble Hall, na antiga Província de Transvaal, a cerca de 250 quilômetros de Johannesburgo. As informações sobre manifestações negras eram restritas, mas soube do que estava acontecendo em Soweto no mesmo Dia, pelo rádio. Quando recebi a notícia, senti raiva. Os estudantes estavam fazendo uma manifestação pacífica e não havia motivo para a polícia atacar. Ainda hoje tenho claro na memória as fotos de Hector Pieterson, o primeiro garoto assassinado, sendo carregado por outro jovem. A imagem circulou o mundo e marcou esse momento triste da história sul-africana, do qual nunca me esquecerei."

Modiba Isaac Choshane, cônsul político da República da África do Sul em São Paulo

Dia 17

Separada em 350 peças e empacotada em caixas, a Estátua da Liberdade chega ao porto de Nova York, nos Estados Unidos, após um ano do fim de sua construção na França. Criada para celebrar a amizade entre franceses e americanos, ela seria inaugurada em outubro de 1886.

Em 1885, em Nova York

Dia 21

Nos primeiros meses da Segunda Guerra Púnica, o general Aníbal Barca, chefe dos exércitos de Cartago, vence os romanos numa batalha próximo ao lago Trasimeno. No conflito, 15 mil homens de Roma morrem, contra apenas 1500 perdas do exército de Aníbal.

Em 217 a.C., na Itália central

Dia 30

Antepenúltimo imperador asteca, Montezuma II, mantido como prisioneiro dos espanhóis de Hernán Cortés, é assassinado. Os espanhóis dizem que o imperador foi atacado por seu povo. Os astecas, que ele foi morto no cativeiro.

Em 1520, no atual México