Fatos históricos no mês de fevereiro

Fatos históricos no mês de fevereiro

01/02/2007 00h00 Publicado em 01/02/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

1630

Cerca de cinco anos após terem sido expulsos da Bahia, os holandeses, com 67 navios e 7 mil homens, chegam a Olinda. As invasões foram motivadas pelas desavenças entre holandeses e espanhóis. De um lado, a Holanda lucrava ao refinar o açúcar do Brasil e vendê-lo para a Europa. Do outro, a Espanha – em guerra contra os holandeses, que se declararam independentes em 1581, e com o domínio sobre Portugal desde 1580 – queria acabar com o tal comércio. O alvo, Pernambuco, era a maior região produtora de açúcar do mundo: possuía 130 engenhos, responsáveis pela produção de mil toneladas de açúcar por ano. A Olinda, facilmente dominada, somou-se o Recife, tomado um mês depois. O domínio holandês na região só acabaria com a expulsão dos invasores em janeiro de 1654.

Dia 16, em Olinda

399a.C.

Data provável em que o filósofo grego Sócrates, acusado de renegar os deuses do Estado e corromper a juventude, é condenado à morte por envenenamento, sentença que cumpriu ao ingerir cicuta.

Dia 15, em Atenas

Eu me lembro

"E vós também, juízes, deveis encarar a morte com coragem e acreditar (...): nenhum mal pode advir a um bom homem, seja em vida, seja após a morte. Seu destino não é negligenciado pelos deuses, e o que me acontece hoje não se deve ao acaso. Estou convencido de que o melhor é morrer agora e libertar-me das tribulações. (...) Agora chegou a hora e devemos seguir adiante: eu, para a morte, e vós, para a vida. Qual das duas é melhor, só Deus, e apenas ele, sabe.

Trecho da resposta de sócrates a seu júri, segundo relato do discípulo Platão

46 a.C.

Depois de dominar a Ásia e partir para invadir a África, as tropas lideradas por Júlio César derrotam os seguidores de Pompeu na Batalha de Thapsus. Esse foi o embate decisivo na guerra civil romana entre César e Pompeu.

Dia 6, no norte da África

1500

O rei português dom Manuel nomeia Pedro Álvares de Gouveia – que a partir de então resolveu adotar o sobrenome Cabral, de seu pai –, por suas “qualidades pessoais”, como capitão-mor da armada que descobriria o Brasil cerca de dois meses depois.

Dia 15, em Lisboa

1972

Por volta das 16h20 começa o incêndio no edifício Andraus, no centro de São Paulo, que matou 16 pessoas e feriu 330. O resgate de grande parte dos que estavam no prédio foi feito por helicópteros.

Dia 24, em São Paulo

Eu me lembro

"Tinha 19 anos e trabalhava no 16° andar. Quando percebi o fogo, fui para as escadas, mas já não era possível passar. O único jeito era subir. Parei no 22° andar, perto de uma janela. Foram momentos de desespero. Ouvia gritos, choro e gente rezando. Fiquei ali até as 21h, quando os bombeiros me encontraram."

Luís carlos ribeiro, empresário

1989

O aiatolá Khomeini, dirigente iraniano, condena à morte o escritor indiano Salman Rushdie, acusado de ofender o islamismo no livro Versos Satânicos. Rushdie viveu escondido por nove anos.

Dia 14, no Irã

Eu me lembro

"Recebi o telefonema de um agente penitenciário do Carandiru falando a respeito de conversas dos detidos sobre uma rebelião em todo o estado, que havia sido combinada por celular. Eu tinha os números de alguns e falei com eles sobre os motivos do protesto. Apesar do pavor daquele momento, a rebelião fez com que as autoridades levassem a sério as denúncias que a imprensa já fazia sobre o PCC."

Renato Lombardi, jornalista da TV Cultura

2001

Em protesto contra a transferência de presos do Carandiru para penitenciárias do interior, 20 mil presos do PCC (Primeiro Comando da Capital) coordenam uma rebelião em 29 penitenciárias ao mesmo tempo, uma das maiores do estado.

Dia 18, em São Paulo