Fatos históricos no mês de maio

Fatos históricos no mês de maio

01/05/2007 00h00 Publicado em 01/05/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia 1º

Inglaterra e Escócia firmam um tratado, conhecido como Ato de União, e se unem em um único reino que recebe o nome de Grã-Bretanha. A partir de então, os dois países passaram a ter um único Parlamento, uma só bandeira e os mesmo impostos e sistema monetário. A rainha Ana, da Inglaterra, assumiu o comando do novo reino, que já havia incorporado o País de Gales no século 16 e seria acrescido, em 1801, da Irlanda.

Em 1707, em Londres

Dia 6

Os britânicos lançam o Penny Black, primeiro selo postal do mundo. O nome era uma alusão ao preço (1 penny) e à cor (preta). Antes da invenção, o pagamento pela entrega de correspondências era feito pelo destinatário.

Em 1840, na Inglaterra

Dia 10

O artista italiano Michelangelo começa a pintar os afrescos da abóbada da Capela Sistina, atendendo a pedidos insistentes do papa Júlio II. Finalizada em outubro de 1512, a obra retrata episódios do Velho Testamento da Bíblia. Vinte e seis anos depois do início do trabalho – e dessa vez a pedido do papa Paulo III –, Michelangelo voltaria ao local para pintar o Juízo Final na parede do altar.

Em 1508, no Vaticano

Dia 12

Metalúrgicos da Saab-Scania iniciam a primeira greve de trabalhadores após o AI-5. Na semana seguinte, outras paralisações somaram 50 mil trabalhadores, que pediam melhores salários. Era o começo das greves operárias que se estenderam até o início dos anos 1980.

Em 1978, em São Bernardodo Campo

Eu me lembro

"Aquele foi um dia muito tenso. Lembro que antes de sair de casa não consegui olhar para minhas filhas. Por causa da repressão, nem minha mulher sabia o que estava para acontecer. Mas tive a coragem de propor a paralisação e os trabalhadores confiaram em mim, então precisava seguir em frente. Na época, dissemos que a greve foi espontânea, mas na verdade foi extremamente organizada. Chamei as pessoas que tinham perfil de liderança e fazia reuniões nos banheiros da empresa. Passava a noite pensando nos detalhes para que a chefia não desconfiasse de nada. Tudo deu certo. Era o começo do movimento que atingiria milhares de outros trabalhadores."

Gilson Correia de Menezes foi líder da greve e prefeito de Diadema. Atualmente é filiado ao PCdoB

Dia 13

Às 15h15 de um domingo ensolarado, a princesa Isabel assina a lei número 3353, conhecida como Lei Áurea. Assim, libertava os 723719 escravos que oficialmente ainda existiam no país, o último da América em que a escravidão vigorava. A lei possuía apenas dois artigos: “É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil” e “Revogam-se as disposições em contrário”. Durante três séculos, mais de 3 milhões de pessoas foram trazidas da África para o Brasil.

Em 1888, no Rio de Janeiro

Eu me lembro

"Entramos para a comunhão dos povos livres. Está apagada a nódoa da nossa pátria. (...) O júbilo popular explodiu ontem como bem poucas vezes temos presenciado. Nenhum coração saberia conter a onda de entusiasmo que o inundava. (...) Logo que se publicou a notícia da assinatura do decreto, as bandas de música estacionadas em frente ao palácio executaram o Hino Nacional e as manifestações festivas mais se acentuaram prolongando-se até a noite."

Notícia publicada no jornal O Paiz, no Rio de Janeiro, em 14 de maio de 1888

Dia 20

Convocado pelo imperador romano Constantino I, começa o Concílio de Nicéia, primeiro concílio ecumênico cristão. O encontro condenou o arianismo e estabeleceu como dogma que Cristo era filho de Deus e igual ao Pai.

Em 325, na atual Iznik, Turquia

Dia 23

Começa a construção da primeira ferrovia pública para transporte regular de cargas e passageiros do mundo. A estrada, inaugurada três anos depois, ligaria as cidades britânicas de Stockton e Darlington.

Em 1822, na Inglaterra

Dia 24

Na tentativa de tomar o trono francês, Eduardo III, rei da Inglaterra, começa uma invasão ao território da França e dá início à Guerra dos Cem Anos. O conflito, intermitente entre os paí-ses, se estendeu por mais de um século.

Em 1337, na França

Dia 27

Após vencer tropas suecas, o czar Pedro I, o Grande, constrói uma fortaleza no delta do rio Neva e funda São Petersburgo. A cidade foi a capital do Império Russo entre 1712 e 1917.

Em 1703, na Rússia maria carolina cristianini