Fatos históricos no mês de março

Fatos históricos no mês de março

Maria Carolina Cristianini Publicado em 01/03/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

DIA 1

Na várzea existente entre os morros do Pão de Açúcar e Cara de Cão, Estácio de Sá, recém-chegado ao litoral sudeste do Brasil para expulsar os franceses que ocupavam o local, funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A região havia sido descoberta no primeiro dia de 1502 por navegadores portugueses que pensaram ter encontrado a foz de um rio, que chamaram de rio de Janeiro. Estácio de Sá acrescentou o São Sebastião para homenagear o rei de Portugal, dom Sebastião, e escolheu como padroeiro o santo de mesmo nome – por isso o aniversário da cidade é comemorado em 20 de janeiro, dia do santo. Em 1763, a capital foi transferida para a cidade, que seria a sede do reino português com a chegada da família real em 1808. O Rio de Janeiro permaneceria como capital até a inauguração de Brasília em 1960.

Em 1565, no Rio de Janeiro

Acusada por garotas da cidade americana de Salem de fazer rituais de magia, Tituba, uma escrava negra vinda das Índias Ocidentais, confessa a prática de feitiçaria. O fato desencadeou uma onda de acusações a mulheres da cidade, que levaria ao julgamento do episódio conhecido como o das Bruxas de Salem.

Em 1692, em Massachusetts, nos Estados Unidos

DIA 3

A ópera Carmen, de Georges Bizet, estréia causando espanto. A platéia presente à Opéra-Comique de Paris ficou chocada com o espetáculo, cujo enredo mostra uma cigana que enfeitiça os homens e os leva à perdição.

Em 1875, em Paris

Eu me lembro

"O coração do senhor Bizet, que se tornou insensível pela escola da dissonância e experimentação, precisa recapturar sua virgindade. Carmen não é cênica nem dramática."

Crítica à estréia do espetáculo publicada no jornal francês Le Siecle

DIA 4

Sete anos após a extinção dos templários, o papa João XXII autoriza, a pedido do rei dom Diniz, a criação da Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo. Milícia religiosa, sua missão era combater os infiéis e defender Portugal de invasões.

Em 1319, em Roma

DIA 18

Aos 24 anos,Gaius Julius Caesar Germanicus, conhecido como Calígula por causa das pequenas botinas de exército que usava quando criança, chamadas caligae, assume o posto mais alto do Império Romano no lugar de Tibério, morto dois dias antes.

Em 37, em Roma

DIA 20

Ao fim do prazo de 48 horas dado pelo presidente George W. Bush para que o ditador do Iraque Saddam Hussein abandonasse o país, os Estados Unidos lançam o primeiro ataque contra a capital iraquiana e iniciam a guerra, que continua até hoje. Em 2003, em Bagdá

DIA 31

Durante a Exposição Universal de Paris, da qual era a principal atração, a Torre Eiffel é inaugurada em comemoração ao centenário da Revolução Francesa. Criada pelo engenheiro Gustavo Eiffel, era na época a construção mais alta do mundo, com seus 300 metros de altura.

Em 1889, em Paris

Eu me lembro

"Soube que os soldados estavam cruzando a fronteira com o Iraque na tarde daquele dia. Eu estava em casa e tive a sensação de que meu país tinha começado algo de que se arrependeria. Senti raiva e fiquei mudando os canais da televisão e checando todos os sites da internet que eu podia. Mesmo não acreditando que os iraquianos tinham armas químicas, estava nervoso porque nossas tropas poderiam ser atacadas por eles. E também porque, cedo ou tarde, eu seria enviado para o combate. Minha unidade foi chamada ao dever em junho de 2004. Então, a raiva que eu senti desde o início do conflito cresceu e se transformou numa amargura que permanece até hoje."

Andrew Sapp, da Guarda Nacional de Massachusetts, esteve no Iraque entre novembro de 2004 e outubro de 2005