Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Fatos do mês de janeiro

Fatos do mês de janeiro

Maria Carolina Cristianini Publicado em 02/01/2014, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia1º

A Tchecoslováquia é oficialmente dissolvida e duas nações surgem: República Tcheca e Eslováquia. O país havia se formado em 1918, com o fim da Primeira Guerra e do Império Austro-Húngaro. Trinta anos depois, tornou-se satélite da União Soviética e ficou até 1989 sob o regime comunista.

Em 1993, em Praga

Eu me lembro

"Vivia em Praga, tinha 18 anos e acompanhava o processo de divisão do país. Embora tudo tenha acontecido de maneira gradual, senti uma grande pena naquele dia ao receber a notícia de que a Tchecoslováquia não existia mais. Lembro que, à noite, a TV estatal tocou o hino tchecoslovaco, nos primeiros segundos do Ano Novo. Depois, ao encerrar a programação, ouvimos só o hino tcheco. Foi estranho, tivemos que nos habituar às mudanças. Mas, para aqueles do lado tcheco, como eu, foi melhor. Ficamos com a maioria da riqueza industrial e comercial."

Vit Vanicek, instrutor de canoagem

Dia 1º

As notas e moedas do euro, unidade monetária da União Européia criada três anos antes, passam a circular em 12 países do continente. A novidade atinge 304 milhões de europeus na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal.

Em 2002, na Europa

Dia 2

Dois navios ingleses chegam às ilhas Malvinas, no oceano Atlântico, e anunciam a tomada do local, dominado pelos argentinos – eles estavam ali desde 1820 e se renderam sob protestos. A disputa vinha desde o século 18 entre Inglaterra e Espanha e depois também com a Argentina. As discussões se arrastariam até o século 20, com a guerra vencida pelos ingleses, em 1982.

Em 1833, nas ilhas Malvinas

Dia 6

Cerca de 11,5 milhões de brasileiros vão às urnas em um plebiscito para escolher o regime de governo apropriado para o país. Por ampla vantagem – 9,4 milhões contra 2 milhões de votos – venceu o presidencialismo, acabando com o parlamentarismo implantado em 1961, após a renúncia do presidente Jânio Quadros. Em 1963, em Brasília

Eu me lembro

"Eu morava no Rio e participava do movimento estudantil num grupo que viria a ser a Ação Popular. Achei ótima a idéia do plebiscito, algo muito usado nos Estados Unidos. Ainda me lembro da intensa campanha pelo rádio, que tocava jingles contra o parlamentarismo, em ritmo de baião. Recebi a notícia do resultado na faculdade e fiquei muito animada com a vitória do presidencialismo. Aquele era um período de grande efervescência e eu acreditava que com João Goulart, vice de Jânio Quadros, de certa forma uma parte do povo estava no poder. "

Maria Victoria Benevides, escritora e cientista política

Dia 8

Na Academia de Ciências francesa, o físico François Arago anuncia a invenção do daguerreótipo, aparelho que torna prático, pela primeira vez, o processo para fotografias. Desenvolvido por Louis Daguerre, com a ajuda do inventor Nicéphore Niépce, o método formava a imagem sobre uma placa exposta em câmara escura e revelada por mercúrio aquecido.

Em 1839, em Paris

Dia 10

O metrô de Londres, o primeiro do mundo, começa a funcionar. Os trens subterrâneos eram movidos a vapor e foram criados para tentar diminuir os constantes engarrafamentos causados pelos veículos puxados por cavalos. No primeiro ano de funcionamento, o novo sistema transportou 9,5 milhões de passageiros.

Em 1863, em Londres

Dia 22

Liderados pelo capitão Kaspar von Silenen, os 150 homens do primeiro contingente da Guarda Suíça chegam ao Vaticano para servir ao papa Júlio II. Os suíços foram escolhidos pela reputação de serem os melhores soldados do mundo. A guarda é responsável pela segurança papal até hoje.

Em 1506, no Vaticano

Dia 27

Uma carta régia assinada pelo rei português dom José I transfere a capital brasileira de Salvador para o Rio de Janeiro. A decisão foi tomada graças à descoberta e à corrida do ouro na região de Minas Gerais, entre os séculos 17 e 18, o que fez com que o Sudeste brasileiro se tornasse mais importante economicamente que o Nordeste.

Em 1763, no Rio de Janeiro