Guerra: mais jogos do mesmo

Algumas expansões que trouxeram novos recursos para séries de sucesso

01/09/2007 00h00 Publicado em 01/09/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Jogos bons nunca permanecem muito tempo sozinhos. Ou seja, pouco tempo depois, já rolam expansões, jogos que são “mais do mesmo”, mas que vêm para corrigir falhas que não puderam ser aparadas durante o jogo original, ou ainda para saciar a comunidade de jogadores com mecânicas mais sofisticadas. F.O.

PÁRA-QUEDISTA

Medal of Honor: Airborne

PC, X360, PS3

A série de ação Medal of Honor dispensa apresentações, como prova este 11º game. Desta vez, você incorpora um pára-quedista da 82ª. Além de lutar na Normandia, você também enfrenta os “chucrutes” em cenários na Itália, Holanda e Alemanha. A sacada: agora você é despejado num lugar qualquer do mapa e precisa cumprir suas missões sem que haja um “roteiro” predeterminado pelo jogo.

SEGUNDA GUERRA

Hearts of Iron: Anthology

PC

Os maníacos da Paradox Interactive resolveram criar um game em que o microgerenciamento de unidades chegou às raias da loucura: Hearts of Iron. Apenas para dar uma idéia, você pode jogar a Segunda Guerra comandando qualquer nação do planeta, incluindo “potências” como Butão ou Equador. Quer jogar com o Brasil? Então, seus generais serão Mascarenhas de Moraes e Zenóbio da Costa (sentiu o nível de detalhe da coisa?)! A coleção vem com Hearts of Iron, Hearts of Iron II e Hearts of Iron II: Doomsday.

DESTAQUE

Civilization 4: Beyond the Sword

PC

Civilization 4 é, seguramente, o melhor jogo de estratégia em turnos da atualidade. E esta expansão conseguiu a proeza de melhorar o que já era muito bom. Em resumo, você constrói um império que se estende desde a Pré-história até o futuro próximo. Só que, nesta expansão, você pode lançar mão de novos recursos para atingir a vitória. O mais impactante deles é a espionagem, que inclui desde coletar informações sobre o que o inimigo produz até sabotar suas estradas e recursos. A inteligência artificial também veio realmente envenenada nesta expansão. Experimente deixar uma cidade de fronteira pouco defendida e, em poucos turnos, você terá uma amarga surpresa.

IDADE MÉDIA

Medieval Total War II: Kingdoms

PC

A novidade desta expansão são os combates entre europeus da baixa Idade Média e povos “pagãos”: espanhóis x indígenas, cavaleiros teutões x eslavos e, claro, cristãos x muçulmanos.