Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Guerreiros deixaram milhões de descendentes

Guerreiros deixaram milhões de descendentes

Reinaldo Lopes Publicado em 01/04/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Não foi só Gêngis Khan, o líder que unificou os mongóis, quem deixou um vasto rastro de descendentes. Estudos genéticos do cromossomo Y, a marca da masculinidade do DNA humano, mostram que outros grandes guerreiros do passado tiveram proporcionalmente muito mais descendentes que os homens comuns de sua época e são “pais” de milhões de pessoas vivas hoje. Isso porque eles eram conquistadores não apenas de territórios, mas também de mulheres – tinham como hábito cercar-se de concubinas quando chegavam ao poder.

O fato foi observado em 2003. A equipe do geneticista britânico Chris Tyler-Smith, da Universidade de Oxford, mostrou que 8% dos homens que vivem dentro das fronteiras do antigo Império Mongol carregam o mesmo tipo de cromossomo Y. Ao analisar diferenças sutis no DNA do cromossomo, que é passado de pai para filho do sexo masculino, os cientistas calcularam que esse Y muito comum surgiu no século 12, na mesma época em que Gêngis chegou ao poder, e na Mongólia. Por isso, ele foi batizado de “efeito Gêngis Khan”.

No ano passado, Tyler-Smith achou outra variante do cromossomo muito comum entre tribos do norte da China, que teria surgido há cerca de 500 anos. Para eles, esse Y pode ter pertencido a Giocangga, o fundador da dinastia Qing, na China. Além disso, pesquisadores do Trinity College, na Irlanda, acabam de mostrar que um quinto dos homens no noroeste do país e 2% dos nova-iorquinos carregam o mesmo Y. Eles propõem que o “papai” seja Niall dos Nove Reféns, rei do século 5 que fundou uma poderosa dinastia da região. Isso porque, entre as famílias que tradicionalmente se dizem descendentes de Niall, essa versão do cromossomo é muito mais comum.

Toma que o filho é teu

Quem são os maiores "pais" da humanidade

Conquistador - Gêngis Khan

Descendentes - 8 milhões

Conquistador - Niall dos Nove Reféns

Descendentes - 3 milhões

Conquistador - Giocangga

Descendentes - 1,5 milhão

Em compensação...

Otzi, o mais famoso homem do gelo, que viveu há 5,3 mil anos, provavelmente não podia ter filhos. Essa é a constatação de uma pesquisa do antropólogo italiano Franco Rollo, da Universidade de Camerino.

Para chegar a essa conclusão, o cientista examinou o DNA do homem do gelo e encontrou nele áreas que são normalmente associadas à infertilidade.

Embora isso seja apenas suposição, Rollo fez ligações entre a esterilidade de Otzi e sua morte violenta. O cientista afirma que é possível que a infertilidade esteja ligada algum tipo de fraqueza social – e uma briga decorrente disso pode ter sido a causa de seu assassinato.