História Maluca - Série Grandes Cientistas

História Maluca - Série Grandes Cientistas

Rodrigo Rezende Publicado em 08/12/2009, às 05h22 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Passeio doidão

Segunda Guerra, Suíça, 1943. Na garupa de uma bicicleta, o cientista Albert Hofmann volta para casa após experimentar o estimulante pulmonar que acabara de inventar. De repente, tem uma visão: "Imagens abrindo e fechando em espirais numa fonte de água multicolorida". E foi assim, sem querer, que nasceu o LSD, uma droga que influenciaria a geração dos anos 60 e 70.

Mofo do bem

Sabe o motivo da descoberta do antibiótico mais importante da história? Falta de higiene. Em 1928, quando o cientista britânico Alexander Fleming conferiu as bactérias que cultivava em seu laboratório, percebeu que o fungo que havia contaminado uma de suas amostras impediu o crescimento da colônia de bactérias. Graças a isso, aquele mofo foi promovido a um medicamento famoso: a penicilina.

Vapor bélico

Quando o engenheiro Robert Fulton pisou no escritório de Napoleão, foi recebido sem cerimônia: "Você quer fazer um navio navegar contra o vento acendendo uma fogueira embaixo do convés?!" Depois Bonaparte entendeu a ideia. Ao visualizar o potencial bélico do barco a vapor, voltou atrás e financiou até o submarino de Fulton.