Janeiro na história - 2009

Janeiro na história - 2009

Maria Carolina Cristianini Publicado em 17/06/2009, às 06h49 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

1º/01/1502: Cidade maravilhosa à vista
No Rio de Janeiro, no Brasil

Durante a primeira viagem de reconhecimento das terras descobertas dois anos antes por Pedro Álvares Cabral, uma expedição portuguesa, comandada por Gaspar de Lemos, chega à costa da América do Sul e avista a entrada da baía de Guanabara. O local foi confundido com a foz de um imenso rio. O equívoco, somado ao mês da descoberta, deu à região o nome de Rio de Janeiro.

site: http://www.governo.rj.gov.br/historia01.asp - A página do governo do Estado dá mais detalhes sobre a história da região.

6º/01/1449: Um império perto do fim
Em Mistra, no Peloponeso

É coroado o último rei dos bizantinos, Constantino XI (1404-1453). Durante sua gestão, a cidade de Constantinopla seria tomada pelas tropas turco-otomanas, em 1453, e se tornaria a capital do Império Otomano. O imperador provavelmente morreu lutando na tentativa fracassada de resistir à invasão.

site: http://www.fordham.edu/halsall/byzantium/ - Abriga uma coleção de estudos sobre os bizantinos

8/01/1815: Problema de comunicação
Nos Estados Unidos

Ignorando que um tratado de paz entre os países já tinha sido assinado em 24 de dezembro do ano anterior, tropas americanas e britânicas se enfrentam mais uma vez durante a Guerra de 1812. Nenhum dos exércitos sabia do acordo, porque o comunicado demorou a chegar aos Estados Unidos. No conflito desse dia, chamado de Batalha de Nova Orleans, o general Andrew Jackson (1767-1845) conseguiu defender a cidade de um ataque inglês.

site: http://www.archives.gov/research/military/war-of-1812.html - Textos em inglês do Arquivo Nacional do governo americano sobre a Guerra de 1812.

11/01/1985: Rock in Rio I
No Rio de Janeiro, no Brasil

Na Cidade do Rock, um local construído para abrigar grandes shows, começa a primeira edição do Rock in Rio, que duraria nove dias. O festival reuniu ídolos da música pop brasileira e internacional em apresentações para mais de 1 milhão de pessoas.

site:http://rockinrio-lisboa.sapo.pt/ - A página da versão portuguesa do evento inclui o histórico do festival de 1985.

EU ME LEMBRO
"Foi incrível para os artistas brasileiros. Tivemos a chance de nos apresentar com grandes bandas internacionais, o que abriu portas. Também foi bacana a solidariedade entre os músicos, que chegaram a emprestar instrumentos para quem precisou." - Pepeu Gomes, músico

13/01/1825: Respeito dos carrascos
Em Recife, no Brasil

O líder da Confederação do Equador, Joaquim Divino Rabelo Caneca, o Frei Caneca (1779-1825), é fuzilado. A rebelião acontecera no ano anterior, em represália ao fechamento da Assembléia Constituinte, no Rio de Janeiro. Frei Caneca deveria ser enforcado, mas nenhum carrasco aceitou a tarefa. A solução foi entregá-lo a um pelotão de fuzilamento.

livro: Frei Caneca e a Resistência Pernambucana, Francisco Teixeira, 1991. - Conta como o religioso se envolveu com os demais líderes da rebelião

15/01/1919: Duas mortes violentas
Em Berlim, na Alemanha

Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo são mortos por tropas de direita. Em 1916, os dois haviam fundado a Liga Espartaquista, um grupo que pretendia instaurar o comunismo na Alemanha. Essa organização foi o início do Partido Comunista Alemão, fundado na passagem de 1918 para 1919.

ARQUIVO
"Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo tiveram um terrível e fantástico fim. Na noite passada, Liebknecht levou um tiro (...). Luxemburgo (...) foi primeiro espancada e então, na ponte, jogada do carro onde estava. (...). Durante a guerra civil, (...) eles tiveram tantas vidas em suas
consciências que o fim violento era lógico." - Diário do conde alemão Harry Kessler (1868-1937)

livro: Rosa Luxemburgo e a Espontaneidade Revolucionária, Daniel Guerin, Perspectiva, 1982. - Como base na vida da líder, discute como surgem os movimentos populares.

16/01/27 a.C.: Otávio era Augusto
Em Roma, na Itália

Primeiro imperador romano, Caio Otávio recebe do Senado o título de "Augusto", termo que significa ser filho ou ter sido escolhido pelos deuses. Esse fato marca o fim da República em Roma e inaugura o culto ao imperador no local. Ao morrer, 41 anos depois, Otávio receberia outra homenagem: a apoteose. Com ela, adquiria o direito de ter um lugar entre os deuses.

17/01/1991: O mundo contra Saddam
Em Bagdá, no Iraque

Cinco meses depois de Saddam Hussein (1937-2006), então presidente do Iraque, invadir o vizinho Kuwait e anunciar a anexação do país, os Estados Unidos e outras 32 nações aliadas interferem no conflito e iniciam a Guerra do Golfo com um ataque aéreo a Bagdá. O embate terminaria em 27 de fevereiro, com a rendição dos soldados iraquianos e a retirada das tropas que estavam no Kuwait. Morreram na guerra 293 americanos, contra 100 mil vítimas fatais entre soldados e civis iraquianos.

site: htttp://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/gulf/ - O especial sobre o conflito contém vídeos e entrevistas com participantes. Em inglês.

21/01/1924: Do governo para o mausoléu
Em Gorki, na Rússia

Vladimir Ilitch Ulianov, mais conhecido pelo apelido de Lênin, morre aos 53 anos nas proximidades da capital russa. A causa oficial foi arteriosclerose cerebral. Líder da Revolução Russa de 1917, ele criou uma corrente de pensamento, chamada de marxismo-leninismo, que influenciou partidos comunistas do mundo todo. Sua saúde sempre foi frágil e, nos dois últimos anos de vida, Lênin sofreu vários derrames que acabaram por tirar sua capacidade de falar e escrever. Seu corpo
foi embalsamado e exposto à visitação pública em um mausoléu na praça
Vermelha, em Moscou.

livro: Lênin — A Biografia Definitiva, Robert Service, Difel, 2006. - Relato detalhado da vida do líder soviético

23/01/1922: Esperança para os diabéticos
No Canadá

Um garoto de 14 anos chamado Leonard Thompson se torna a primeira pessoa a receber insulina como tratamento para diabetes. Até então, a única maneira conhecida de lidar com a doença era consumir pouca quantidade de carboidratos e açúcar, o que dava aos pacientes uma expectativa de vida de não mais que um ano. As pesquisas com insulina começaram em 1921, na Universidade de Toronto. Com o sucesso do tratamento em Thompson, o método se tornou disponível para outros pacientes.

site: http://inventors.about.com/library/inventors/bldiabetes.htm - Resumo das pesquisas que levaram ao uso da insulina.

26/01/1699: Ascensão da Áustria
Em Karlowitz, atual Sremski, na Sérvia

Um tratado de paz é assinado entre o Império Otomano e uma liga formada por Áustria, Polônia, Veneza e Rússia. O acordo põe fim às hostilidades entre os dois grupos e determina que os turcos transfiram para os austríacos a região da Transilvânia e boa parte da Hungria, o que provocou uma queda na influência turca na Europa. Por sua vez, a Áustria tornou-se uma potência.

livro: What Went Wrong?, Bernard Lewis, Oxford University, 2001. - Contexualiza o acordo e explica seu impacto para o mundo islâmico.

27/01/1967: Tragédia na Nasa
Na Flórida, nos Estados Unidos

Os astronautas americanos Virgil Grissom, Edward White e Roger ChaUee morrem durante um teste da cápsula Apollo I, na plataforma de lançamentos de Cabo Canaveral. O incêndio que matou os três seria menos grave se o interior da nave não estivesse cheio de materiais inflamáveis. O incidente atrasou os planos americanos de viajar até a Lua.

EU ME LEMBRO
"Tinha 8 anos. Como todo garoto do fim dos anos 60, queria ser astronauta. O que mais me impressionou foi o relato do diálogo dos astronautas com a torre de controle, lido para mim e para meus amigos pela avó de um deles." - Roberto Dias, professor de astronomia

site: http://history.nasa.gov/Apollo204/ - Em inglês, conta a história dos acidentes e das investigações realizadas pela Nasa.