Jogos: nem tanto ao mar, nem tanto a terra

Selecionamos quatro jogos: metade para os marujos, metade para os recrutas

Fabiano Onça Publicado em 01/02/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Destaque

PT Boats: Knights of the Sea - PC

Os PT-Boats, lanchas torpedeiras rápidas e, ao mesmo tempo, vulneráveis, eram chamadas de mosquito fleet (frota de mosquitos) pelos americanos na Segunda Guerra. E é isso que este jogo tenta recriar, utilizando uma física ultra-realista para navios. Entretanto, não pense que você irá combater os japoneses. Nesta primeira versão, a luta é no teatro do Atlântico, em missões que incluem caçadas a submarinos, escolta de comboios e ações de interdição contra infiltrações na costa. Como essas lanchas sempre agiam em time, também será permitido que você salte de um barco para outro de sua equipe.

Simulador de aviões

Carrier: Strike Force - PC

Este é realmente um jogo para quem gosta de simulador de aviões, e não joguinhos arcade. Basicamente, Carrier: Strike Force é um add-on para a última versão do Flight Simulator X (para quem não conhece, Flight Simulator é tão, tão, mas tão detalhista que seus fãs se recusam a chamá-lo de jogo, preferindo o termo simulador). A grande diferença é que todas as manobras são feitas a partir de um porta- aviões. Simples? Então tente decolar, ou ainda pousar, naquela pista minúscula que fica em movimento.

Jogo de tiro

History Channel: Battle for the Pacific - PC, PS2, PS3, WII, X360

Neste jogo de tiro em primeira pessoa, você vai basicamente vivenciar as grandes batalhas (ao menos segundo a visão americana) que levaram os Estados Unidos à vitória. Isso inclui lutas da pesada, como em Henderson Fields, em Guadalcanal, ou ainda o temido monte Suribachi. Vale pela acurada pesquisa histórica dos cenários e na criação da AI – os japoneses, neste game, nunca se rendem.

Misrura de gêneros

Field Ops - PC

Este game une dois gêneros opostos: estratégia em tempo real e tiro em primeira pessoa. Numa batalha, você pode optar pela visão estratégica (o jogo vira uma espécie de Command & Conquer), mas se achar que a ação individual de um de seus homens vai “fazer a diferença”, você pode encarnar no corpo dele (e o game vira um jogo de tiro ao estilo Battlefield).