Kasato Maru

Navio de imigrantes japoneses chegou há mais de 100 anos

Paulo Cunha Publicado em 18/06/2013, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Às 17 horas do dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru atracou no porto de Santos, no cais número 14, atual armazém 16. O desembarque aconteceu no dia seguinte. Depois de duas horas na cidade, os passageiros foram encaminhados para a Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo. Dias depois, já estavam acomodados em fazendas do interior paulista. Para aproximadamente 700 japoneses, começava então uma nova vida, em uma nova pátria.

A viagem, a primeira de imigrantes do Japão rumo ao Brasil, começou em 28 de abril de 1908. Às 17h55, o navio partiu, sob o comando do capitão inglês A. G. Stevens. Nas décadas seguintes, mais de 140 mil cidadãos nipônicos repetiriam a trajetória do Kasato Maru, um navio de guerra adaptado para transportar passageiros – e que continuaria na ativa, na forma de uma fábrica móvel, até ser destruído por um bombardeio norte-americano em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Doenças e assassinato

A viagem aconteceu em condições precárias

O PIONEIRO

A viagem só aconteceu graças a Ryu Mizuno, presidente da Companhia Imperial de Imigração. Foi ele que, em 1907, assinou o acordo que viabilizou o começoda emigração do Japão para o Brasil.O acordo de Ryu com o governo de São Paulo autorizava a entrada de 15 mil japoneses.

BELICHES NO DEPÓSITO

Os passageiros ficaram acomodados ao lado do grande depósito de carvão que ficavanos porões do navio. Como havia muita gente, o ar circulava pouco. Logo apareceram os primeiros doentes, que pegavam gripe com facilidade por causa do frio e porpassar muitas horas com a roupa molhada.

PEIXE E ARROZ

A alimentação era precária. Duas ou três pequenas rações diárias de peixe e arroz, além de algumas conservas – e isso era tudo. Para melhorar a alimentação, os viajantes tinham suas próprias conservas, trazidas da terra natal, além de molhos para temperos e seus próprios hashi, usados como talheres.

ROTA

O navio só fez duas escalas. A primeira em Cingapura,no dia 9 de maio. A segunda na África do Sul, em 2 de junho

TRAJE OCIDENTAL

Para facilitar a adaptação ao Brasil, os passageiros embarcaram com roupas ocidentais confeccionadas na Europa. As mulheres usavam vestidos, e os homens vieram de terno e gravata. A maioria dos emigrantes era formada por agricultores, mas havia também comerciantes e artistas, que faziam apresentações para distrair os viajantes.

ASSASSINATO NO MAR

Foi uma viagem tensa. Em 6 de maio, o marinheiro Kataoka tentou invadir os aposentos femininos. Três dias antes do fim da viagem, ele tentou matar Ryu Mizuno com uma faca. Foi contido por seu chefe, Seizo Yokoyama, que acabou ferido na barriga e morreu logo após a chegada ao Brasil.