Lançamentos de livros

Lançamentos de livros

01/11/2006 00h00 Publicado em 01/11/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Entrando numa fria

Os grandes navios de passageiros foram por muito tempo uma opção segura de transporte em tempos de paz. Mas não em tempos de guerra. Em A Fuga do Bremen (Record), Peter A. Huchthausen relata a emocionante tática de volta para casa adotada pelo transatlântico alemão após o início da Segunda Guerra – e depois de ficar escondido por mais de três meses nas águas geladas do Pólo Norte.

Ernani Fagundes

De gaiato no navio

O reverendo Pascoe Granfell Hill navegava no H.M.S. Cleópatra quando acompanhou, em 1842, uma ação da Marinha britânica. Era a captura de um navio negreiro, que seguiria para o Brasil com 444 escravos – entre eles, 213 crianças. Em Cinqüenta Dias a Bordo de um Navio Negreiro, ele descreve os horrores que presenciou. Entre eles, a morte de 54 africanos durante o tumulto que se seguiu à captura da embarcação.

Cláudia de Castro Lima

Orwell contra Franco

Não fosse por um tiro que o feriu no pescoço e encerrou precocemente sua aventura, talvez George Orwell tivesse sido mais um dos muitos voluntários estrangeiros que tombaram na Espanha, durante a Guerra Civil no século passado. Em Lutando na Espanha (Globo), Orwell relata sua vida entre as milícias de voluntários, cenas da guerra, a utopia que viveram e o triste fim. Um relato magnífico de um escritor que viu ação de verdade.

Fabiano Onça

Crime passional

Trinta anos após ter assassinado a socialite Ângela Diniz, Doca Street lança Mea Culpa (Planeta). Mais do que revelar sua versão dos fatos, Doca se esforça para eliminar a pecha de playboy que ainda o incomoda. Costuradas às histórias do casal estão relatos da vida do autor pós-crime. Vale pela descrição de uma alta sociedade alienada e pelo retrato de um sistema prisional que ainda fecundava embriões do Comando Vermelho e do PCC.

Cassia Dian