Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Três livros para entender a saúde e a doença

Três livros para entender a saúde e a doença

Moacyr Scliar Publicado em 01/05/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Das Tripas Coração

Roy Porter, Record, 2004

O autor, o inglês Roy Porter, morto em 2002, era um dos mais conhecidos historiadores da medicina em todo o mundo. Nesta obra, Porter alia enorme conhecimento a uma extraordinária capacidade de comunicação. O resultado é uma leitura interessante e agradável.

A História e suas Epidemias

Stefan Cunha Ujvari, Senac, 2003

Stefan Cunha Ujvari é médico infectologista. O que ele nos narra aqui é a história dos grandes surtos epidêmicos que dizimaram vastos contingentes populacionais desde a Antiguidade. Obra erudita, fruto de exaustiva pesquisa, e muito bem contada.

Tributo a Vênus

Sérgio Carrara, Fiocruz, 1996

O livro tem como subtítulo A Luta contra a Sífilis no Brasil, da Passagem do Século aos Anos 40. Sérgio Carrara é antropólogo e pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Nesta obra, ele analisa a trajetória de uma doença que assombrou o Brasil durante boa parte dos séculos 19 e 20. Vale a pena ler para conhecer também as crendices e os mitos que foram propagados com relação à enfermidade.

Moacyr Scliar é médico sanitarista e autor de vários livros, entre eles A Paixão Transformada – A História da Medicina na Literatura