Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Três livros para você perceber que moda tem muita história

Três livros para você perceber que moda tem muita história

Lilian Pacce * Publicado em 01/02/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

A Moda e o seu Papel Social

Diana Crane, Senac São Paulo, 2006

A americana traça um histórico da influência que a moda exerce na dinâmica da sociedade e trata da importância do vestuário na criação de estilos e na expressão de determinados grupos. Diana pesquisou moda na França, Inglaterra e Estados Unidos desde o século 19 até hoje, mostrando o desenvolvimento mundial do setor.

História da Beleza

Umberto Eco (org.), Record, 2005

O italiano Umberto Eco garimpa textos preciosos para mostrar como os padrões de beleza mudam de acordo com o tempo e as culturas. Uma questão sempre atual – especialmente agora que se discute mais uma vez a chamada “ditadura da magreza” na moda. Há desde filósofos da Grécia antiga até a abordagem da beleza nos meios de comunicação hoje.

O Pretinho Básico

Nancy MacDonell Smith, Planeta, 2004

A autora americana elege o vestido preto, a camisa branca, o suéter de cashmere, o jeans, o salto alto, as pérolas, o batom, o tênis, o terninho e o trench-coat como as dez peças clássicas da moda e conta a história de cada um deles. A versão brasileira ganha um epílogo sobre o biquíni, um clássico tropical.

* Lilian Pacce é apresentadora do GNT Fashion, editora de moda e autora do livro Pelo Mundo da Moda.