Maio na História

Maio na História

Maria Carolina Cristianini Publicado em 24/08/2009, às 06h35 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia 1º/1786 - Recepção fria
Em Viena, Áustria

No Burgtheater, em Viena, estreia a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Essa primeira apresentação foi recebida com frieza pela plateia e pela crítica. Apenas em janeiro do ano seguinte, em Praga, a obra seria consagrada. O sucesso tardio rendeu a Mozart o convite para compor Don Giovanni.

Livro: Mozart por Trás da Máscara, Lincoln Maiztegui Casas, Planeta do Brasil, 2006.
Nesta biografia, o jornalista tenta separar o homem da lenda que se criou em torno dele.

Dia 2/1968 - É proibido proibir
Na França

Após o reitor da Universidade de Nanterre fechar os portões do campus para controlar protestos de estudantes contra a administração da faculdade, começa a eclodir uma série de manifestações que formaria o famoso Maio Francês. A luta se estendeu para organizações trabalhistas e, ao final do mês, 10 milhões de pessoas estavam em greve. Os líderes da revolta exigiam a saída do presidente, Charles de Gaulle (1890-1970), que convocou eleições e conseguiu ser reeleito.

Site:http://www.independent.co.uk/news/world/europe/egalit-libert-sexualit-paris-may-1968-784703.html

O jornal britânico The Independent faz uma análise sobre os acontecimentos da época. Em inglês.

Eu me lembro

"Tinha 15 anos, morava em Paris e achei tudo muito empolgante. Parecia não existirem mais regras e eu me sentia livre para ir aonde quisesse. Eu e meus amigos entramos de bicicleta em um shopping muito frequentado e gritamos ‘morte aos burgueses!’ Mas, por outro lado, havia um certo caos. Os aeroportos não funcionavam, não havia comunicação telefônica de longa distância e os transportes estavam em greve."

Daniel Adolphe Rosenthal
, cônsul honorário da França em Manaus

Dia 5/1979 - Dama de ferro
Em Londres, Inglaterra

Margaret Thatcher (hoje com 84 anos) vence a disputa contra Jim Callaghan e é eleita primeira-ministra da Grã-Bretanha. Conhecida como Dama de Ferro, ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo naquele país e permaneceu no poder até 1990.

Site: http://www.time.com/time/time100/leaders/profile/thatcher.html

Página da revista americana Time relata em inglês a vida da primeira-ministra.

Dia 7/558 - Monumento em perigo

Em Constantinopla, atual Istambul, Turquia

A Hagia Sofia, uma catedral construída em Constantinopla sob as ordens do imperador bizantino Justiniano I (483-565), desmorona parcialmente em consequência de um terremoto ocorrido em dezembro. Construída em apenas seis anos sob o comando dos arquitetos Antemio de Tralles (474-534) e Isidoro de Mileto (480-540), a igreja ficou pronta em 537. Imediatamente após a destruição parcial, o imperador financiou as obras de recuperação.

Site: http://viagem.hsw.uol.com.br/hagia-sofia.htm

Para conhecer outros detalhes sobre a construção.

Dia 8/1360 - Curto período de paz
Na França

França e Inglaterra assinam o Tratado de Bretigny, que põe fim à primeira fase da Guerra dos Cem Anos, iniciada em 1337. O rei inglês Eduardo III (1312-1377) renunciou a todas as reivindicações que fazia ao trono francês, mas assegurou domínio sobre territórios conquistados no norte do país. O tratado, contudo, não foi suficiente e a guerra recomeçou nove anos depois - para terminar somente em 1453.

Site:http://www.bbc.co.uk/history/british/middle_ages/hundred_years_war_01.shtml

Em página sobre a história britânica, a BBC descreve, em inglês, a Guerra dos Cem Anos.

Dia 10/1933 - Cultura na fogueira
Na Alemanha

O chanceler da Alemanha Adolf Hitler (1889-1945) ordena a queima de livros considerados contrários ao nacionalismo alemão. Uma fogueira alimentada pelas obras é instalada em frente à Universidade de Berlim e em outras faculdades de grandes cidades alemãs. Foram queimados trabalhos de autores judeus, comunistas e pacifistas, entre eles Karl Marx (1818-1883), Sigmund Freud (1856-1939), Bertolt Brecht (1898-1956) e Albert Einstein (1879-1955).

Livro: Hitler, Joachim Fest, Nova Fronteira, 2005.

Uma das mais completas biografias do chanceler nazista.

Dia 14/1607 - Nova colônia inglesa
Na Virgínia, Estados Unidos

Os ingleses fixam sua primeira colônia na América do Norte em Jamestown, próxima à atual Williamsburg, na Virgínia. O estabelecimento serviu como primeira base britânica na competição europeia pelo domínio do Novo Mundo, controlado pela Espanha desde as viagens do navegador Cristóvão Colombo no fim do século 15.

Site: http://ab.mec.edu/jamestown/jamestown.html

Em inglês, descreve a instalação da primeira colônia e a vida da época no local.

Dia 19/1802 - Honra ao mérito
Em Paris, França

Napoleão Bonaparte (1769-1821), então primeiro cônsul da França, funda a Legião de Honra, uma condecoração concedida às personalidades mais representativas para a nação. Ao receber, a pessoa homenageada jurava defender a liberdade e a igualdade. Ainda hoje, a Legião de Honra é a mais alta ordem oferecida pelo governo francês.

Site: http://www.musee-legiondhonneur.fr/

Em inglês e francês, o site do Museu da Legião de Honra descreve a história da condecoração.

Arquivo

"Será uma instituição que promoverá todas as nossas leis republicanas e fortalecerá a revolução. Irá remover todas as distinções de nobreza, que coloca glória herdada acima de glória adquirida e descendentes de grandes homens acima de grandes homens."

Palavras ditas por Napoleão Bonaparte ao criar a Legião de Honra

Dia 21/1927 - Sobrevoando o atlântico
Na França

O aviador americano Charles Lindbergh (1902-1974) completa o primeiro vôo solo sem escalas pelo oceano Atlântico. A travessia aconteceu entre as cidades de Nova York e Paris, a bordo do monomotor Spirit of Saint Louis, em cerca de 33 horas e meia.

Site: http://www.pbs.org/wgbh/amex/lindbergh/maps/

Oferece um mapa em inglês da viagem do aventureiro.

Arquivo

"Vi as luzes de Paris um pouco depois das 22 horas e minutos depois estava circulando a Torre Eiffel, numa altitude de cerca de mil pés. Entendi que o campo era mais afastado que a cidade, então continuei a nordeste por 4 ou 5 milhas (...). Então retornei e me aproximei das luzes. Agora podia avistar os hangares (...) e pousei."

Trecho do diário de Charles Lindbergh.

Dia 22/1960 - Terremoto devastador
No Chile

A costa sul do Chile é atingida pelo mais forte terremoto já registrado pela escala Richter. O abalo de 9,5 graus gerou ondas que atingiram até 25 metros de altura e chegaram ao Japão e ao Havaí, onde causaram 61 mortes. O total de vítimas fatais é de cerca de 5700 pessoas.

Site:http://earthquake.usgs.gov/regional/world/events/1960_05_22.php

Detalhes sobre a tragédia, com imagens da destruição no Chile. Em inglês.

Eu me lembro

"Estava sentado em uma praça da cidade de Valdivia, quando o terremoto começou. Havia um monumento no local que se movia de um lado para o outro. Passei mais um mês no local. O que se via era destruição por todos os lados."

Alejandro Moreno, fotógrafo

Dia 24/1966 - Vitória sangrenta
No Paraguai

Começa a Batalha do Tuiuti, uma das mais sangrentas da Guerra do Paraguai. O Exército paraguaio se retirou deixando 6 mil mortos e 7 mil feridos. Entre os aliados, foram mil mortes. Eram tantos corpos que os soldados brasileiros decidiram fazer uma montanha e queimá-los.

Livro: A Guerra do Paraguai (1864-1870), Joaci Pereira Furtado, Saraiva, 2000.

O historiador conta o desenrolar do conflito, levando em conta as disputas políticas da região na segunda metade do século 19.

Arquivo

"Parecia uma tempestade. Cornetas tocavam à carga; cruzavam-se baionetas; rasgavam-se os corpos sadios dos heróis; espadas brandidas abriam crânios, cortavam braços e decepavam cabeças."

Trecho do diário de guerra Reminiscências da Campanha do Paraguai, do soldado brasileiro Dionísio Cerqueira.

Dia 25/1521 - Perseguição contra lutero
Na Alemanha

Carlos V (1500-1558), imperador do Sacro Império Romano Germânico, assina o Édito de Worms, que declarava o teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546) um herético, a ser capturado por causa da doutrina protestante que pregava.

Site: http://www.cresourcei.org/creededictworms.html

Exibe a íntegra do texto do Édito de Worms. Em inglês.