Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

As máquinas voadoras de Santos Dumont

As máquinas voadoras de Santos Dumont

Texto: Aline Rochedo e Leandro Steiw Publicado em 01/09/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Primeiro homem no mundo a voar em um aparelho mais pesado que o ar – usando somente os recursos da própria máquina –, Santos Dumont foi nosso maior inventor. Conheça a seguir duas de suas maiores criações: o 14 Bis e o Demoiselle

14 Bis

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou o primeiro vôo com o 14 Bis, em Bagatelle, na França. O híbrido de balão e aeroplano percorreu 60 metros em 7 segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros

Os ailerons

Para as demonstrações de 12 de novembro de 1906, quando realizou o primeiro vôo homologado da história, Dumont instalou nas células das extremidades das asas um dispositivo chamado ailerons, para melhorar o controle do aeroplano.

O piloto

Dumont comandava o avião de pé, dentro de um cesto de vime. Com a mão direita, controlava o leme profundor – que fazia o 14 Bis subir ou descer – e acionava o manete do acelerador. Com a mão esquerda, girava uma roda que determinava a direção do aeroplano. O motor era ligado por meio de um pedal.

A troca de direção

Dumont ficava atado às asas pelos cabos de um colete. O movimento do corpo do piloto inclinava as asas e mudava a direção da máquina: ombro direito, avião para a esquerda; ombro esquerdo, para a direita.

A estrutura

O 14 Bis tinha estrutura de bambu, fixada por juntas de metal e recoberta com seda japonesa, e hélice de madeira. Cordas de piano garantiam a rigidez das asas e rodas de bicicleta serviam de trem de pouso.

O design

O aeroplano tinha a forma semelhante à de um pato, com as asas para trás e o longo pescoço para a frente. O grande diedro corresponde à cabeça.

Ficha técnica: 14 Bis

Peso: 290 quilos*

Motor: Antoinette de 8 cilindros (50 cv)

Velocidade estimada: 41,3 km/h

Diâmetro da hélice: 2 metros

* Peso estimado com o piloto (Santos Dumont tinha entre 50 e 55 quilos)

Demoiselle

Em 1907, Dumont apresentou seu invento de número 19, um monoplano elegante e delicado apelidado de Demoiselle (“donzela”, em francês). Apesar do design inovador, era frágil, instável e não suportava muita potência.

O comando

O piloto ficava sentado numa pequena plataforma abaixo das asas e logo atrás das duas rodas dianteiras do trem de pouso. Acima dele ficava o motor ligado à hélice propulsora. Um mesmo volante controlava o leme e o estabilizador.

A fuselagem

Era feita basicamente de longarinas de bambu, conexões e juntas de metal, e asas cobertas de seda japonesa. Os cabos de sustentação da asa e o reforço de estrutura eram cordas de piano.

Ficha técnica: Demoiselle 19

Peso: 106 quilos*

Motores: Dutheil & Chalmers (18/20 cv) e Derracq (30 cv)

Velocidade estimada: 75 km/h

Diâmetro da hélice: 1,35 metro

* Peso estimado com o piloto (Santos Dumont tinha entre 50 e 55 quilos)