Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

As moedas mais fortes do mundo: Me dá um dinheiro aí

Conheça as moedas mais fortes do mundo

Juliana Parente Publicado em 01/07/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Uma emenda governamental de 2 de abril de 1792 – há exatos 215 anos – regulava a cunhagem do dólar nos Estados Unidos. Dois séculos depois, ele se tornava a moeda mais forte do mundo. Conheça aqui o dinheiro que todo mundo quis ter no bolso nos últimos 3 mil anos.

640 a.C. - Stater

Antes de cunharem a primeira moeda, na Lídia (atual Turquia), o comércio era feito com gado, metal e até conchas. O stater, produzido a partir de uma liga natural de ouro e prata, facilitou o comércio: ampliava as possibilidades de compra independentemente dos artigos disponíveis para troca.

Século 5 a.C. - Tetradrachma

As moedas de tetradrachma foram as mais importantes de todo o mundo grego e circularam por mais de 400 anos. Por volta de 330 a.C. Alexandre, o Grande estabeleceu que a moeda teria sua efígie. Do outro lado, a imagem do deus Zeus.

Século 3 a.C. - Denário

Circulando dos séculos 3 a.C. a 3 d.C., o denário era a moeda da antiga Roma, cunhada com a mesma pureza do tetradrachma, o que garantia sua aceitação. Vêm daí o denaro italiano e o denier francês, padrões monetários adotados a partir de 800 – além da palavra “dinheiro”.

Século 8 - Penny

Moeda mais influente da Idade Média, também era feita de prata, mas não tão pura. No início do século 8, essa denominação foi adotada pelos vikings, ingleses e dinamarqueses até chegar à Germânia – que o transformou em pfennig.

1519 - Thaler

Criado para atender ao novo padrão comercial europeu, que privilegiava o ouro. Embora feito de prata, o thaler tinha peso equivalente a uma moeda de ouro e transformou o comércio com todos os países da época, que criaram moedas com as mesmas dimensões e peso.

Século 19 - Libra esterlina

A moeda britânica foi, para a época, o que o dólar representou durante o século 20. Os ganhos obtidos com a política imperialista, aliados ao boom econômico resultante da Revolução Industrial, transformaram a moeda no padrão internacional de conversão.

1914 - Dólar

Lastreado ao padrão ouro, transforma-se legalmente na moeda dos Estados Unidos – antes, cada estado tinha a moeda que quisesse. A data seria o marco para um processo iniciado muito antes. O dólar serviu de padrão monetário durante todo o século 20.

1948 - Marco

Após a reforma monetária alemã, um novo marco entra em circulação, substituindo o dinheiro do Reich, o Reichsmark. Em pouco mais de dez anos, a moeda conseguiria se transformar num dos lastros mais fortes de toda a Europa – a ponto de muitos alemães fazerem forte oposição ao euro.

1985 - Iene

O iene, moeda japonesa, reflete o sucesso da economia do país e sofre uma das maiores valorizações da sua história. Ele passa a competir diretamente com o dólar nas transações financeiras internacionais.

1999 - Euro

Entram em circulação as primeiras cédulas e moedas emitidas pela Comunidade Européia. Todos os integrantes do grupo seguem o mesmo lastro. A diferença está no reverso de cada moeda, caracterizado de acordo com o país de origem.