Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Museu do Futebol

Editores de esporte elegem os destaques da nova instituição paulistana

18/06/2009 07h46 Publicado em 18/06/2009, às 07h46 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Nao espere encontrar a camisa que o Garrincha (1933-1983) usou na Copa do Mundo de 1962. Nem aquele trofeu historico que seu time levantou. Ou a bola chutada por Leonidas da Silva (1913-2004) quando imortalizou o gol de bicicleta. O Museu do Futebol, recem-inaugurado no estadio do Pacaembu, em Sao Paulo, nao vive de reliquias. Trata-se de um  ambiente virtual. Por isso mesmo, e recomendavel que o visitante saiba se situar entre tantas telas e teclados. A pedido de HISTÓRIA, os jornalistas Sergio Xavier Filho e Andre Rizek, da revista Placar, escalaram a seleção dos destaques obrigatorios.

Site oficial:www.museudofutebol.org.br

EXALTAÇÃO
Em uma espécie de porão do Pacaembu, de onde dá para ver o esqueleto das arquibancadas (à dir.), foram instalados alto-falantes potentes e telões enormes (à esq.) que vão repetindo cenas de torcidas dos principais clubes brasileiros. É a hora mais sagrada do museu. Nas entranhas do estádio, você ficará arrepiado quando o canto da torcida do seu time ecoar.

O SOM DOS GOLS
Desde sempre, o rádio acompanha os torcedores nas arquibancadas. Para homenagear essa relação, em pequenas cabines, ouvem-se narrações históricas de gols por grandes vozes do rádio, como as de Osmar Santos e Ary Barroso. Na mesma área, 30 personalidades elegem o gol de suas vidas (e você pode assistir à maioria deles).
RITO DE PASSAGEM
Uma sala mexe com uma ferida historicamente mal cicatrizada, a trágica derrota da nossa seleção na Copa de 1950. Em um ambiente escuro, com um som nas alturas, o visitante é  transportado para o Maracanã no dia de Brasil 1 x 2 Uruguai. O nome "rito de passagem" faz referência ao espaço seguinte, que é o das Copas do Mundo.

JOGO DE CORPO
Quase no fim da visita, chega-se à área mais interativa do museu. Aqui é possível cobrar um pênalti em um goleiro virtual e descobrir a velocidade do chute. São exibidos replays de alguns lances em "supercâmera lenta", que  mostra a deformação da bola, a grama que sai do chão e a tensão dos músculos dos jogadores. Há também um "cineminha" em três
dimensões com embaixadinhas de Ronaldinho Gaúcho. Esta última atração é um pouco chata, mas deixar de vê-la é como ir ao Louvre e não ver a Monalisa.

UMA FESTA A CADA QUATRO ANOS
Um dos espaços mais comentados do museu é um salão com totens em formato de troféus. Cada um deles representa um mundial e reúne vídeos, fotos e textos sobre o que estava acontecendo pelo mundo naquele ano. E não é só futebol. Na Copa de 1982, por exemplo, está presente todo o contexto da redemocratização do Brasil, com fotos da campanha das Diretas Já.

IMAGENS RARAS
Dentro de armações metálicas em formato de bola, foram montadas estações nas quais é possível acompanhar textos e imagens sobre goleiros, dribles e, o filé mignon, as incríveis imagens do Canal 100, o cine-jornal brasileiro fundado em 1957 e que só deixou de existir em 2000. Entre os lances memoráveis, tem até um golaço do centroavante  Oséas, à época no Palmeiras. Pena que foi contra