Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Museu Nacional dos Coches

Em Lisboa, acervo preserva primeiros carros dos reis

Sara Duarte Publicado em 01/11/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

O museu mais visitado de Portugal não é um palácio e não tem nada a ver com os descobrimentos. Ele trata de outro assunto: a paixão do homem por carros – bem, pelo menos os antepassados deles. Com 55 veículos produzidos em diversos países da Europa entre os séculos 16 e 19, o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, atrai mais de 250 mil pessoas por ano.

O termo “coche” vem de Kotze, cidade na Hungria onde foi inventado o primeiro veículo de tração animal para transporte de humanos. Os coches surgiram no século 15, cerca de 300 anos antes das carruagens. “Até então, reis e aristocratas viajavam a cavalo ou em carroças equipadas com almofadas”, explica Maria Ana Bobone, conservadora do museu.

Feitos a mão por carpinteiros, pintores, douradores e vidraceiros, esse carros primitivos eram um luxo restrito às elites. A coleção portuguesa começou a tomar forma no século 19, quando dom Fernando II ordenou restaurar os carros espalhados por vários depósitos e cocheiras da Coroa. Em 1905, a rainha Amélia de Orleans e Bragança reuniu os veículos em um edifício neoclássico no bairro do Belém e criou o Museu dos Coches Reaes.

Naquela época, automóvel era uma novidade. Talvez por nostalgia, os portugueses apoiaram a idéia de se preservarem os coches, símbolo da pompa da realeza. Cinco anos depois, em 5 de outubro de 1910, a monarquia seria abolida em Portugal e a instituição passaria a se chamar Museu Nacional dos Coches.

1. PRO SANTO

Quando a família real acompanhava procissões religiosas, imagens de santos eram transportadas em viaturas como esta, encomendada por dom João V por volta de 1740. O carro tem a caixa envidraçada, lanternas e um pequeno trono para a imagem.

2. LEMBRANÇA DO BRASIL

Borges de Medeiros, duas vezes governador gaúcho, presenteou dom Carlos I, penúltimo rei de Portugal, com esta sela no fim do século 19. Feita de couro e pele de cabrito e com estribo de prata, a peça fica exposta ao lado de similares do Marrocos, da Índia e da Argélia.

3. COCHEIRO CHIQUE

O chefe de todos os condutores de coches de Portugal se vestia na última moda do século 19: casaca com galões, colete com detalhes de prata, chapéu armado, luvas, sapatos de couro com fivelas etc. O museu preserva muitos uniformes como este, que se revezam na exposição.

4. COCHE “TUNADO”

Criadas no século 18, na Inglaterra, as carruagens eram uma evolução dos coches. Mais seguras e velozes, elas tinham o banco do cocheiro mais elevado e vinham com faróis. Este modelo, de 1825, pertenceu a um nobre português.

5. BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Esta viatura de passeio do século 19 era usada nos jardins dos palácios. Ela era puxada por um pônei ou uma ovelha e podia levar crianças de até 7 anos.

6. TRAÇÃO HUMANA

Na cidade, havia meios de transporte sem rodas, como as liteiras, para quatro passageiros, e as cadeirinhas, para um. Esta era puxada por dois escravos, que a apoiavam em barras de madeira.

7. O DOTE DE CARLOTA

Ter vários coches era sinal de status. Ao se casar, princesas levavam seus próprios carros, que atingiam a velocidade de 20 quilômetros... por dia! Este é um dos três que Carlota Joaquina trouxe da Espanha em 1785, ao se unir com dom João VI.

8. NA BERLINDA

No fim do século 17, surgiu a berlinda (o nome vem de Berlim, onde foi inventada), coche no qual o passageiro ficava em destaque, mais alto que o povo na rua. Este, de 1790, pertenceu à rainha Maria I, a Louca.

9. PREFERÊNCIA NACIONAL

Os olhares da multidão se concentravam na parte de trás do coche, que, por isso, era a mais elaborada. Este, de 1716, mostra a união do Atlântico com o Índico após a conquista do cabo da Boa Esperança, em 1487. 

10. SÍMBOLO DE PODER

No século 18, os coches, que tinham as rodas traseiras maiores para suportar o peso das alegorias, eram o símbolo do poder real. Este é um dos 15 carros que o rei dom João V deu ao papa Clemente XI, em 1716.

Saiba mais

www.museudoscoches-ipmuseus.pt